Aproveite esses experimentos químicos, que podem ser feitos em casa (sob supervisão de adultos) ou trabalhados em sala de aula com o professor, para complementar seus estudos.
Estudar o conteúdo de química sem frequentar um laboratório ou fazer experiências em sala de aula pode significar horas intermináveis e maçantes de teorias de difícil entendimento. Ao realizar experimentos químicos com os alunos, além da diversão garantida, você aguçará a curiosidade da turma e facilitará a compreensão dos fenômenos químicos.
A cromatografia é um tipo de processo de separação de misturas. O papel-filtro é a fase estacionária e o álcool é a fase móvel que arrasta os componentes da mistura ao passar pela fase estacionária. Nesse processo quanto maior a interação com o álcool mais rápido o pigmento se deslocará com a passagem do solvente.
O principal aspecto desse experimento é justamente o fato de que a água e o óleo não se misturam. Ou seja, quando estão juntos formam misturas heterogêneas, com mais de uma fase. Além disso, pelo fato de o óleo ser menos denso, ele ficará em cima da água.
As experiências que listamos a seguir são simples e fáceis de executar. No entanto, recomendamos o acompanhamento de um adulto para que tudo fique mais seguro e, assim, todo mundo possa aproveitar melhor ainda as atividades.
VIDAL, O. F. Pilhas feitas com batatas ou limões: uma proposta de atividade prática de ensino de Ciências por investigação. Monografia. Universidade Federal de Minas Gerais, 2012. Disponível em <https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9AJGNQ/1/monografia_otoniel_fern_ndez_vidal.pdf>.
A decomposição do peróxido de hidrogênio ocorre pela ação da enzima catalase, encontrada na organela peroxissomos, presente em células animais e vegetais.
Esse é o motivo da água do mar não congelar em locais cuja temperatura é inferior a 0 ºC. O sal dissolvido na água tende a diminuir ainda mais a temperatura de congelamento. Em locais onde há neve é também comum jogar sal nas estradas para derreter o gelo e evitar acidentes.
As experiências químicas são atividades práticas que podemos fazer em casa utilizando alguns conhecimentos previamente adquiridos na escola. Esses experimentos são uma maneira de aplicar o conteúdo aprendido de forma mais dinâmica e ainda ajudam muito a fixar o que foi estudado em sala de aula.
Conclusão: Neste experimento químico mostramos que o sal, ao se dissolver na água, dissocia os átomos de sódio e cloro, fornecendo íons na solução aquosa. Como os íons possuem carga elétrica, são capazes de conduzir eletricidade.
Acenda as três velas e cubra-as com o recipiente de vidro, impedindo a entrada de ar. Na medida em que o oxigênio é consumido pela combustão da chama, as velas começam a se apagar sozinhas.
Os constituintes do material, por possuírem diferentes propriedades, irão interagir com a fase móvel de maneiras distintas, o que pode ser notado pelos diferentes tempos de arraste na fase estacionária.
A mesma ação que observamos nos alimentos é o que acontece quando colocamos água oxigenada em um ferimento. A catalase age e há a formação de bolhas, que consiste na liberação do oxigênio.
Quando o álcool passa pela marca da caneta ele interage com os componentes das cores e os conduz pelo papel. Assim, os diferentes pigmentos serão separados pelo contato com o álcool.
A efervescência apresentada pela água oxigenada ao entrar em contato com os alimentos crus caracteriza a ocorrência de uma reação química, que é a decomposição do peróxido de hidrogênio e liberação do gás oxigênio.
Conclusão: Em 600ml de refrigerante são utilizados 63 gramas de açúcar na composição, o equivalente a quase meio copo. Nós não percebemos essa grande quantidade porque o gás e o ácido fosfórico, presentes na composição, mascaram o sabor do açúcar.
Assim sendo, quando o efervescente é acrescentado, ocorre a liberação de CO2 (gás carbônico), que é mais leve que a água e o óleo, assim, ele dará essa sensação de “flutuação”. Aliás, como ele fica misturado com a água, algumas partículas irão subir com as bolhas do gás e isso dá o efeito da lâmpada de lava.
Esse texto deve ser claro, objetivo, ser coeso e coerente. O relatório reúne de forma organizada e detalhada o desenvolvimento de um trabalho em determinado período....De maneira geral, a capa de um relatório deve conter:
SUGESTÃO DE ROTEIRO PARA PROJETO DE PESQUISA/AULA PRÁTICA