Letra c). Um carbono apresenta hibridização sp2 quando realiza uma ligação pi (presente na ligação dupla) e três ligações sigma (uma ligação dupla e duas ligações simples). Como na cadeia apenas seis átomos de carbono fazem uma ligação pi, existem, então, nessa estrutura seis carbonos do tipo sp2.
Alguns átomos têm a capacidade de entrelaçar os subníveis de suas órbitas “s” e “p”, originando a hibridização do carbono sp sp2 sp3. Ou seja, esse fenômeno faz com que as partículas atômicas realizem um número mais elevado de ligações, desenvolvendo estabilidade.
Considerando a estrutura acima, podemos afirmar que a dipirona: 1) possui 9 carbonos com hibridização sp2. 2) possui 4 carbonos com hibridização sp3.
A molécula do metano, CH4, possui um átomo de carbono e a quatro átomos de hidrogênio, que estão unidos por ligação covalente. Essa molécula apresenta forma tetraedro regular, com as quatro ligações dirigidas a quatro vértices.
(Centec-BA) - Na estrutura representada a seguir, os carbonos numerados são, respectivamente: sp², sp, sp², sp², sp³. sp, sp³, sp², sp, sp4. sp², sp², sp², sp², sp³.