AULA 01 – IZAR OU ISAR? (MÓDULO BÁSICO)
A resposta parece simples a partir do momento em que constatamos que os verbos terminados em –isar são formados por palavras cujo radical termina em “s”. Logo, “ar” não representa um sufixo, mas sim a terminação verbal referente à primeira conjugação, uma vez agregada a este radical.
Tem mais depois da publicidade ;) A justificativa para este fato é que a palavra primitiva contém “s”, razão pela qual as palavras que dela derivarem também serão escritas da mesma forma.
Os substantivos derivados de verbos que terminam em –gredir, -mitir e –ceder causam dúvidas, mas, pela regra, devem terminar em –ssão, portanto, progressão, omissão e concessão. A gramática é dividida em partes e cada uma fica responsável por estudar um aspecto da língua.
A nominalização deverbal, ou seja, transformar verbos em substantivos pode ser feita por derivação regressiva (ex.: lutar — luta), em que a flexão verbal e a vogal temática são substituídas pela flexão nominal; ou por derivação progressiva, em que a flexão verbal é substituída por um sufixo.
A formação do plural dos substantivos terminados em -l segue duas regras. Nos substantivos terminados em -al, -el, -ol e -ul há a substituição do -l por -is. Já nos substantivos terminados em -il há a substituição do -l por -s se forem oxítonos e a substituição de -il por -eis se forem paroxítonos.
Regras especiais: 1 - Substantivos terminados em -r e -z e adjetivos terminados em -s ou -z, acrescenta-se -es. ... Adjetivos: homem cortês - homens corteses, menino feliz - meninos felizes.
a) O plural das palavras terminadas em U é formado com o acréscimo da letra S. b) O plural das palavras terminadas em L é formado pela substituição do L por IS ou EIS. Se a palavras for oxítona, usamos IS; se for paroxítona, usamos EIS.
O plural do substantivos terminados em -r, -s ou -z é formado pelo acréscimo de -es.
Regras especiais
contudo ha os que formam o plural pela troca de ao por aos ou aes. e tbm os. q admitem mais de uma terminavam no plural considere estes substantivos cristão pão mão escrivão alemão cidadão grão vão capitão chão .
Singular: Quando o substantivo representa apenas um ser, um objeto ou um grupo de seres ou objetos, dizemos que ele é singular. ... Plural: Quando o substantivo representa mais de um ser, objeto ou grupo de seres e objetos, dizemos que ele é plural.
b) cheque-salário.
Norma geral: nos substantivos compostos vão para o plural apenas as palavras que forem substantivo ou adjetivo, inclusive ambos juntos. Os demais, de forma geral, não variam. Exemplos: – O guarda-chuva, os guarda-chuvas (verbo + substantivo).
Resposta : Prezada Janice, grafe sem hífen: planta baixa. Feito!
Significado de Raízes Raízes é o plural de raiz. O mesmo que: princípios, causas, radicais, temas, começos, elos, fundamentos, germes, ligações.
Esta palavra obedece à regra de formação do plural das palavras compostas: vão para o plural ambos os elementos de uma palavra composta por dois nomes (couve e flor).
Uma cidade plural são seus trabalhadores, seus intelectuais, seus artistas; são seus servidores públicos - do lixeiro ao prefeito - e assim por diante. 467 anos de existência é tempo suficiente para olharmos a cidade como composta de pessoas mais do que edifícios e carros.
Geralmente, metrópoles formam conurbações, uma grande área urbanizada formada pela cidade central e suas cidades adjacentes, formando uma única área urbana. Por exemplo, São Paulo é uma cidade central, com Guarulhos, Osasco, Santo André e outras cidades adjacentes juntas formando uma conurbação.
Os principais produtos agrícolas cultivados em nosso estado são: café, arroz, amendoim, cana-de-açúcar, milho, frutas, soja, legumes e verduras. O café é ainda o produto mais importado da nossa agricultura. Atualmente, o estado de São Paulo e o maior produtor de cana-de-açúcar do Brasil.
Vestuário (calças, blusas...), calçados (botas, sapatos...), eletroeletrônicos (TVS,DVDS...), utilidades para o lar (estantes, mesas, cadeiras, etc...), papelaria (cadernos, livros...)
O Estado de São Paulo possui uma economia diversificada, composta por industrias automobilísticas, têxtil, química, aeronáutica e de informática, além de serviços como financeiro e agropecuário.
Os principais setores industriais são: Alimentos (19,1%), Serviços Industriais de Utilidade Pública, como Energia Elétrica e Água (18,5%), Construção (17,3%), Veículos Automotores (8,1%), e Derivados de Petróleo e Biocombustíveis (5,7%). Estes 5 setores concentram 68,7% da indústria do estado.
Após as Revoluções Industriais, que inseriram novas tecnologias nos modos de produção, a atividade industrial pôde ser classificada conforme três vertentes de acordo com seu aparato tecnológico: indústrias tradicionais; indústrias modernas; indústrias de tecnologia de ponta.
Os principais tipos de indústrias no Brasil são as automobilísticas, petroquímicas, de produtos químicos, alimentares, de minerais não metálicos, soja, têxtil, de vestuário, metalúrgica, mecânica, etc.
Classificação das indústrias de acordo com a finalidade Nela as indústrias são divididas em bens de produção, de capital e de consumo. Os dois primeiros tipos são genericamente chamados de indústrias de base.