A leitura tem por finalidade levar a outros mundos possíveis, seja através da literatura ou das revistas e livros. Poder nos entreter ao mesmo tempo em que favorece a reflexão sobre a realidade ou a fuga de dificuldade que enfrentamos em nosso cotidiano. Além disso, desperta sonhos, curiosidades e ativa a criatividade.
A leitura dá vazão à imaginação e “abre mundos” para qualquer pessoa. Aprender a ler é indispensável quando se vive em uma sociedade onde saber ler e escrever é vital. Por isso, o incentivo à leitura nos primeiros anos da escola é de extrema importância para a formação de alunos leitores.
Segundo Paulo Freire, a leitura de mundo precede o contato com os livros. Mas somente em contato com os livros é que a criança irá ter seu desenvolvimento cognitivo mais explorado e com mais significância para o aprendiz que, por sua vez, o levará a ser um leitor ativo e a ter mais oportunidades de ascensão social.
Com uma imensa lista de oportunidades, a sociedade,[sem vírgula] esquece da importância da leitura. A pressa gerada pelo trabalho e a descoberta de redes sociais, causou entre nós, uma alienação social. Raramente se vê um jovem ou uma criança ler um bom livro sobre algo realmente importante.
Para combater a falta de prática e até mesmo o pouco interesse pela leitura, existem algumas orientações que podem ajudar a adquirir esse costume e, principalmente, apreciar as obras ao máximo....
Os livros que são pedidos nas leituras obrigatórias acabam por criar barreiras entre o leitor e o que ele realmente gosta de ler. Algumas pessoas nem sabem que existem bibliotecas públicas ou como funcionam. Muitas vezes o ambiente acaba excluindo certas pessoas da possibilidade de desfrutar da leitura.
Bibliófilo: colecionador ou amante de livros. ... É alguém que não só gosta (muito) de ler, como se encanta com o aspeto dos livros, o cheiro do papel e da tinta, o toque das folhas.
O brasileiro não lê porque a base escolar é defasada e porque a nossa economia é limitada, dificultando o acesso ao livro e a compreensão de que a leitura é um meio de entretenimento agradável.
Os jovens não leem porque não são estimulados. Esse hábito deve vir, em primeiro lugar, de casa. Pais que tem o hábito de ler estimulam seus filhos, e isso passa de geração pra geração. O avanço da tecnologia contribui para que o número de leitores caia cada vez mais.
Resposta: Explicação:somos um país bastante desenvolvido porém em alguns aspectos somos pouco desenvolvido como na leitura ... podemos mudar isso ajudando na alfabetização dos analfabeto e os analfabetos silabicos, deixando o celular de lado pelo menos 2 horas por dia e ler um livro...
O brasileiro lê, em média, cinco livros por ano, sendo aproximadamente 2,4 livros lidos apenas em parte e, 2,5, inteiros. A Bíblia é apontada como o tipo de livro mais lido pelos entrevistados e também como o mais marcante.
Explicação: o brasileiro tem uma média anual de 4,96 livro por habitante. No entanto, apenas 2,43 desses livros foram lidos do início ao fim. Isso evidencia que o brasileiro ainda não considera a leitura uma prática diária.
A incapacidade dos escritores brasileiros de criarem livros ao mesmo tempo bons e prazerosos é apenas a incapacidade dos escritores brasileiros de criarem livros ao mesmo tempo prazeroso e bons. Eles são, como regra, chatos, porque, como regra, são pretensiosos. E são pretensiosos por ignorarem o público leitor.
Essas falam confirmam que os jovens leem e que a presença de outros portadores de textos, além dos livros literários e didáticos, fazem parte das leituras por eles realizadas e por isso devem ser consideradas, particularmente, pela escola.
No Brasil, existem cerca de 100 milhões de leitores, que compõem 52% da população. É o que mostra a 5ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada no último dia 14 de setembro, com dados de 2019.
De um lado, 52% dos entrevistados declaram ler jornais, revistas, livros e quadrinhos todos os dias. ... Também é interessante observar que, entre os gêneros mais lidos, estão livros religiosos, contos, romances, didáticos, infantis e quadrinhos.
O estudo apontou que hobbies como leitura, jardinagem e cozinha apresentaram grande crescimento. Dos participantes do estudo, 41% afirmam estar lendo mais neste período. Temas como saúde mental, estresse e autocuidado também apresentaram crescimentos importantes.
A 5ª Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, estudo realizado a cada quatro anos pelo Instituto Pró-Livro, revelaram que a região Nordeste é a que mais lê.
a Índia