Um resumo acadêmico é uma síntese concisa e objetiva de um trabalho científico. Ele apresenta os pontos mais relevantes e as conclusões do estudo.
Pronto para produzir o seu resumo acadêmico? Capriche! Afinal, esse texto se trata da vitrine do seu trabalho acadêmico. E, já sabe, uma boa apresentação sempre faz com que o trabalho seja lido por inteiro. Boa escrita!
Alguns autores dividem o gênero resumo em resumos críticos ( ou resenha, que possuem características próprias); resumos indicativos (em que são dispensados dados e análises, o que obriga a leitura do original); resumos informativos (mais longos e completos, dispensando a leitura do original); e, por fim, o resumo acadêmico já mencionado acima.
Agora que você já conhece um pouco sobre o resumo acadêmico, aprenda de uma vez por todas como elaborar um. Não se preocupe, não é nada complicado. Veja só:
Assim, um resumo pode ser de um livro, de uma parte de um livro, etc.; já o resumo acadêmico cumpre uma função mais específica de apresentar uma visão geral de um trabalho cujo autor tende a ser o mesmo (do texto e do resumo).
Existe uma diferença clara entre o resumo simples e o resumo expandido. Entender inicialmente determinadas divergências entres eles, é de grande importância, para saber o que pode ser feito no resumo acadêmico.
Isto porque, era digital, estamos cercados de conteúdo. Está se tornando cada vez mais difícil encontrar tempo para ler, especialmente com o surgimento de novas tecnologias que nos permitem consumir mais informações, o que faz com que, cada vez mais resumos sejam produzidos.
Uma das atividades comunicativas que mais comumente realizamos é o ato de resumir. A cada instante estamos retextualizando algo de forma mais sintética que o original. Assim sendo, o resumo acaba por se tornar um gênero textual bastante usual e pode variar, inclusive segundo a formalidade do contexto. E assim temos o resumo acadêmico…
Construção de frases sintéticas que incluam várias ideias: na primeira versão desse texto havíamos escrito: “dentre as técnicas utilizadas para se fazer resumos destacamos a seleção das ideias centrais e apagamento das secundárias, reelaboração de enunciados com generalizações, combinações de diferentes tópicos frasais cujas ideias são repetidas e construção de frases sintéticas que incluam várias ideias”. Notemos como todos os pontos abordados anteriormente foram expostos, mas de modo muito geral.
No resumo estruturado, é possível separar a introdução, o objetivo, os métodos, os resultados e as conclusões, mesmo que escritas juntas. Isso porque o texto é construído de forma a destacá-las.
Outro fato importante é que o resumo, muitas vezes, é a parte mais lida em um trabalho acadêmico. Isso porque, quando uma tese ou monografia é feita, ela apresenta uma síntese de seu conteúdo.
Há vários exemplos, como uma postagem de blog ou artigo que você deseja escrever. Você pode querer incluir suas opiniões sobre a temática, mas não quer necessariamente que sua opinião seja usada como fonte para o trabalho de pesquisa de outra pessoa.
Quando você está procurando um trabalho para se embasar, como por exemplo, trabalho acadêmico ou artigo científico, as primeiras coisas a observar são o título e o resumo, correto? Afinal, a partir do resumo saberemos se o trabalho ou artigo de fato é interessante para o que estamos estudando ou desenvolvendo.
A equipe especializada de escritores profissionais em resumos acadêmicos são especialistas em sua área de atuação com anos de experiência. Eles podem fornecer o resumo acadêmico com a eficiência e qualidade necessária para a sua aprovação com excelência do seu texto acadêmico. Entre em contato conosco!
ABSTRACT – Após o resumo segue sua tradução em língua inglesa (Abstract). Regue a mesma formação do resumo do trabalho, mas deve estar em língua inglesa.
O texto do resumo deve ser corrido, formado por frases concisas, afirmativas, simples e coerentes e, de preferência, em parágrafo único. A primeira frase do seu resumo deve ser significativa e apresentar o documento ao leitor. Utilize verbos na voz ativa e na 3ª pessoa do singular (ele).
Sem ordem exata, como a estrutura explicita propõe, o resumo com estrutura não explicita deve apresentar as seguintes informações em seu texto:
Assim, para auxiliá-lo nessa tarefa, segue abaixo passo a passo para realização de um resumo:
Como fazer um currículo para quem não tem experiência?
5 dicas para montar um currículo sem experiência
Currículo primeiro emprego
Estrutura de um currículo para primeiro emprego
Resumir é apresentar de forma breve, concisa e seletiva um certo conteúdo. Em um resumo você vai colocar com poucas palavras as idéias que o autor desenvolveu ao longo de um texto.
O resumo deve vir no início do manuscrito, logo após o título, comumente abrangendo as seguintes informações: Contexto, Propósito, Metodologia, Resultados, e Conclusão. Uma lista de Palavras-chave escolhidas pelo(s) autor(es) é colocada no final do resumo, precedendo o corpo do artigo.
a) O resumo deve ser composto de uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Deve ser escrito em um único parágrafo, sem subdivisões e sem recuo de parágrafo.
Como o resumo só contém as informações principais sobre um texto ou objeto, vamos transformar um pequeno resumo em um texto. Partindo do resumo do filme Avatar, conte o restante do filme. Use sua imaginação ou memória, caso o tenha assistido! Jake Sully, um combatente que ficou paraplégico após um combate na terra, é
Muitas pessoas entendem que, para fazer um resumo, basta copiar algumas linhas do texto original. Porém, isso não basta. Para que o resumo seja eficiente, é preciso que ele seja claro, coeso e, obviamente, que quem o elaborou tenha efetivo conhecimento do material que deu origem a ele.