A ruptura da rigidez dielétrica ocorre quando o campo elétrico externo aplicado a um dielétrico é grande o suficiente para que esse material deixe de ser um isolante elétrico e passe a ser condutor de eletricidade.
O que torna um material bom condutor elétrico é a grande quantidade de elétrons livres que ele apresenta à temperatura ambiente, com o material isolante acontece o contrário, ele apresenta poucos elétrons livres à temperatura ambiente.
Condutores são materiais que possibilitam a movimentação de cargas elétricas em seu interior com grande facilidade. Esses materiais possuem uma grande quantidade de elétrons livres, que podem ser conduzidos quando neles aplicamos uma diferença de potencial. Metais como cobre, platina e ouro são bons condutores.
Em geral, o processo de condução elétrica acontece nos metais. Este tipo de substância possui um bom ordenamento em sua estrutura cristalina, e também elétrons livres que podem se locomover através da rede de átomos. ... Durante o deslocamento destas cargas ocorrem interações entre os elétrons e a cadeia de átomos.
A energia elétrica pode ser conduzida através de matéria pela passagem de carga elétrica de um ponto a outro, sob a forma de corrente elétrica. Para que haja condução de corrente elétrica é necessária a presença de elétrons livres, com mobilidade. ...
Resposta: Para se estabelecer uma corrente elétrica num fio condutor é necessário que seja estabelecida uma diferença de potencial elétrica entre os terminais do condutor.
Os elétrons livres são estimulados a mover-se pelo condutor, o que gera a corrente elétrica por causa de uma diferença de potencial elétrico (ddp ou tensão elétrica) estabelecida entre as pontas do condutor. A ddp é estabelecida no condutor a partir de um campo elétrico que atravessa o material.
4) O que faz com que elétrons em movimento caótico num fio condutor passem a se movimentar de maneira ordenada? A ação de um campo elétrico definido ou, de outra forma, uma diferença de potencial entre dois pontos.
Os eletrons são os responsáveis pela condução da corrente elétrica.
Um elétron possui uma carga em módulo (sem o sinal) de 1,602 x 10-19C, portanto: número de elétrons = carga elétrica / carga de um elétron = 6 / 1,602 x 10-19C = 3,745 x 1019 elétrons.