A ITU ocorre com a invasão de bactérias, comumente a Escherichia Coli, mas outros microorganismos podem causar o quadro, que atinge o trato urinário inferior (cistite e uretrite ou vulvonaginite) e superior, os rins e a pelve renal (pielonefrites).
A infecção do trato urinário (ITU) é uma patologia extremamente frequente que pode ocorrer em todas as idades, em ambos os sexos, e que pode ser definida como "uma infecção que acomete qualquer parte do sistema urinário, desde os rins até a bexiga e a uretra sendo causada por microorganismos em alguma parte desse ...
Infecção urinária (CID 10 N39) é uma doença infecciosa que pode ocorrer em qualquer parte do sistema urinário, como rins, ureteres, bexiga e uretra, sendo mais comum nos dois últimos. É também conhecida como Infecção do Trato Urinário (ITU) e os sintomas normalmente incluem ardência ao urinar e incontinência urinária.
O termo cálculo vesical refere-se à presença de pedras ou material calcificado na bexiga. Geralmente, essas pedras estão associadas à estase urinária (urina que permanece parada na bexiga), mas podem aparecer em indivíduos sem evidência de defeitos anatômicos, infecções ou outras alterações.