A escola existe com a finalidade de inserir as crianças em um círculo social, onde ela irá conhecer estranhos, obedecer às regras e. Além disso, um dos fatores mais importantes da escola é transferir o conhecimento às pessoas e passar os conceitos básicos da vida em sociedade.
Assim como a família, a escola tem também sua fundamental importância para o aprendizado de todos nós, principalmente das crianças e adolescentes. A escola possibilita através da convivência uns com os outros uma troca de conhecimento, um amadurecimento intelectual e amistoso, contribuindo assim para o convívio social.
É a instituição que fornece o processo de ensino para discentes (alunos), com o objetivo de formar e desenvolver cada indivíduo em seus aspectos cultural, social e cognitivo. A palavra escola vem do grego scholé, que significa "ócio" - o mesmo que “lazer ou tempo livre”.
Pra mim a escola significa uma segunda casa, onde tenho amigos, conhecimento, passo a maior parte do tempo lá, aprendo sobre ter ética e cidadania,assim também como tenho um aprendizado que muitas pessoas não se tem o privilégio de ter, aprendo a conviver em harmonia, a escola é meu curso preparatório para a VIDA, que ...
“Escola para mim é um local de aprendizagem. Onde, além de nos preparar, ensinar o conteúdo e nos ensinar a ser pessoas melhores na faculdade e na vida, ainda nos proporciona amizades que podemos levar para a vida toda. A escola é importantíssima na vida de qualquer um!
substantivo masculino e feminino Pessoa que estuda ou frequenta a escola; estudante. Etimologia (origem da palavra escolar). Do latim scholaris.
substantivo feminino Estabelecimento que se destina ao ensino, público ou particular; colégio: ir à escola. Edifício, construção ou prédio onde fica esse estabelecimento: ali é a escola. Conjunto dos adeptos de um mestre ou de uma doutrina filosófica, literária etc.; essa própria doutrina: a escola racionalista.
Analisando o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida dos países com melhores índices de capital humano (Finlândia, Noruega, Suíça, Japão e Suécia) é de se concluir que a educação escolar de qualidade é a base para o desenvolvimento social e econômico.
A educação que queremos é a mesma educação que fará nossos jovens serem agentes transformadores da própria realidade e protagônicos cognoscentes que não se deixarão manipular por este sistema corruptível e tampouco ficar na inércia com os desmandos dos políticos a subjugar o seu povo.