EQST

Como As Cidades Incas Eram Construdas?

Como as cidades incas eram construídas?

A maioria das cidades incas não tem muros ao redor delas. Ao invés disso, os incas construíram fortalezas de pedra grandes perto ou ao lado de suas cidades. ... Os incas eram mestres construtores. Edifícios foram construídos para durar, e para sobreviver a catástrofes naturais como terremotos.

Como eram feitas as construções incas?

As principais construções eram muralhas, terraços agrícolas, as estradas que ligavam todo império, entre outras. Eram feitas por grandes blocos de pedram, que pesam toneladas e se encaixavam.

Como eram as edificações incas?

A arquitetura foi um elemento essencial da cultura inca. As construções eram erguidas com técnicas precisas e detalhadas. Calculavam a forma e o corte de pedras grandes e volumosas, as quais serviam de alicerce para as edificações. ... Os artesãos desenvolveram técnicas avançadas e refinadas de desenho e pintura.

Como eram as estradas dos incas?

Para construir estradas em terrenos com grandes declives usavam do desenho em zigue-zague facilitando a circulação ou, se necessário, escadas. As estradas eram estreitas já que circulavam nelas apenas homens e lhamas com carregamentos. Erguiam-se muros de arrimo em lugares mais perigosos para evitar desabamentos.

Quais eram as principais estradas incas?

Esta rede de estradas se estendia do centro do Equador até a região central do Chile, ao sul, e da costa do oceano Pacífico até as encostas orientais dos Andes....Caminhos Incas.

O que era o sistema de Mita?

Uma das modalidades de trabalho utilizada pelos espanhóis foi a mita, que também era conhecida pelos nomes de “repartimiento” e “cuatéquil”. Nesse sistema, amplamente empregado na extração e beneficiamento de minérios, os índios eram escalados por sorteio para uma temporada de serviços compulsórios.

O que era a Mita e como ela funcionava?

História da América Uma das modalidades de trabalho utilizada pelos espanhóis foi a mita, que também era conhecida pelos nomes de “repartimiento” e “cuatéquil”. Nesse sistema, amplamente empregado na extração e beneficiamento de minérios, os índios eram escalados por sorteio para uma temporada de serviços compulsórios.

O que era a Mita e por que os nativos se submetiam a ela?

Mita era uma forma de trabalho compulsório herdada dos incas pelos espanhóis à época colonial. ... A prática da mita trouxe efeitos devastadores sobre a saúde daqueles que eram escolhidos para o trabalho compulsório e contribuiu significativamente para a desestruturação de inúmeras comunidades indígenas.

Qual a diferença entre escravidão e Mita?

Era um sistema pior que a escravidão, pois além de não verem a cor do dinheiro, não ganhavam casa e comida e assim passavam a vida – a pouca que lhes era permitida neste regime implacável – trabalhando e devendo para seus senhores.

Qual é a diferença entre Mita e encomienda?

Mita; Era o trabalho obrigatório que os membros das aldeias tinham de prestar para os espanhóis quatro meses por ano. Encomienda; Era o direito concedido ao colono espanhol de explorar o trabalho indígena nas minas, plantações e fazendas.

Como funciona o sistema de exploração da encomienda e da Mita?

A mita consistia em um trabalho compulsório onde parcelas das populações indígenas eram utilizadas para uma temporada de serviços prestados. Já a encomienda funcionava como uma “troca” onde os índios recebiam em catequese e alimentos por sua mão-de-obra. ... A ação dos espanhóis sobre a população indígena.

Qual a diferença entre a Mita Inca e a Mita dos espanhóis?

A principal diferença entre a concepção inca (tradicional) de mita e a concepção espanhola era o objetivo com a qual este modelo de trabalho era empregado: para os Incas era uma forma de garantir as obras públicas e para os espanhóis uma forma de explorar as riquezas naturais.

O que era a Mita no Império Inca?

A mita (termo que provém da palavra que em quéchua significa turno) foi um sistema de trabalho existente na região conquistada pelo Império Espanhol na América do Sul, tendo sido aplicada na América Andina especialmente na região do Cerro Rico de Potosí (montanha rica de Potosí, em português atual Bolívia).

Como funcionava a Mita no Império Inca?

Além disso, os incas desenvolveram uma forma de trabalho compulsório que se chamava mita. A mita determinava que todo trabalhador inca deveria trabalhar para o estado por um determinado período no ano.

Qual era a função da Mita na sociedade inca?

A mita era um sistema de trabalho usado no Império Inca. Consistia, basicamente, no recrutamento de pessoas para trabalhos comunitários, como a construção de pontes, canais ou fortalezas. ... Voltavam e morriam geralmente depois de pouco tempo, em razão das precárias condições de trabalho.

Como funcionava o pagamento da Mita Inca?

Resposta. E consistia na exploração das comunidades dominadas, utilizando uma parte de seus homens no trabalho nas minas. Os homens eram sorteados, e em geral trabalhavam quatro meses, recebendo um pagamento. Cumprido o prazo, deveriam retornar à comunidade, que por sua vez deveria enviar um novo grupo de homens.

Como funciona o sistema de encomienda?

A encomienda foi um sistema criado pelos espanhóis, e consistia na exploração de um grupo ou comunidade de indígenas por um colono, a partir da concessão das autoridades, enquanto o colono vivesse. Em troca, o colono deveria pagar um tributo à metrópole e promover a cristianização dos indígenas.

Quais eram as principais formas de exploração do trabalho existentes no Império Inca?

Resposta: Na verdade a principal forma de exploração era o REPARTIMENTO que é uma modalidade já conhecida pelas populações indígenas anteriormente subjugadas ao império inca (mita) e asteca (cuatéquil).

Que recurso era usado pelos incas?

Para Figueiredo (2015), os incas criaram um eficiente instrumento de controle populacional e de bens como: quantidade de ouro, de madeira cortada, de comida produzida etc. O registro desse controle do patrimônio do Império Inca era feito através dos chamados quipus.

O que legitimava o poder dos imperadores incas?

Resposta. Resposta: Pelo o imperador Inca ser considerado um "deus" (O filho do Sol), Tinha poderes absolutos sobre toda a sociedade. Sempre cercado por pessoas que o serviam, sendo pagos com tributos da população.

Quem era o chefe do império Inca na época da colonização?

O Império Inca era governado por um imperador chamado de Sapa Inca, e, de acordo com a história inca, o primeiro imperador chamava-se Pachacuti e assumiu o trono por volta de 1438.