Grande aliada no cardápio de dietas pouco calóricas, a ricota é um dos ingredientes mais versáteis para a cozinha do dia a dia. De consistência macia e gosto delicado, ela é amplamente usada em pratos doces ou salgados, deixando as receitas mais leves e muito mais saborosas.
É comum quem quer emagrecer incluir a ricota na dieta porque tem valor calórico baixo. Outro fator que contribui para isso é a alta digestibilidade, ou seja, nosso sistema digestivo tem facilidade em digeri-la. Mas a ricota vai além! Também é rica em nutrientes benéficos à saúde humana.
Para quem está de dieta, os queijos mais adequados acabam sendo o cottage e a ricota, além da versão light do queijo minas frescal. Com 98 calorias em cada 100 gramas, o cottage é o queijo mais magro, seguido da ricota (140kcal) e do queijo minas frescal light (160 kcal).
Calorias: 98 calorias. Gorduras totais: 4,3 g. Gorduras saturadas: 1,7 g. Proteína: 11 g.
Ricotta, cottage, minas frescal e muçarela light são os tipos mais indicados para uma dieta saudável. Segundo a nutricionista Raquel Pessoa eles também são ricos em cálcio e proteína. Derivado do leite, o queijo tem grande variedade de sabores, texturas e ainda é considerado como uma excelente fonte de cálcio.
Dica: uma fatia de 30g de queijo tipo minas tem 66 calorias, enquanto uma porção fina (15g) de mussarela possui 46.
Prato: alto teor de sódio Possui textura macia, coloração amarela forte e sabor suave. “Possui maior teor de gordura e colesterol quando comparado à mussarela, ao cottage e à ricota. Possui alto teor de sódio. Seu consumo deve ser moderado”, diz Pâmela.
O queijo mussarela parece ser um pouco menos gorduroso do que o queijo prato, mas isso também vai depender das condições de fabricação de cada um. De um ponto de vista nutricional, ambos apresentam aproximadamente o mesmo teor de nutrientes importantes como o cálcio e não variam em quantidade de sódio.
Já o queijo prato light é só 14% menos gorduroso que o prato tradicional. ... Seguido pela mussarela e pelo queijo prato. Mas pior que o colesterol é a gordura saturada.
Bom, o queijo mussarela é muito conhecido por seu uso na culinária. ... Já o Queijo Prato da Friolack possui um amarelo mais forte e se destaca por ser da família dos queijos tipo Gouda, tradicionalmente conhecidos e originários na Suíça.
A maioria dos brasileiros concorda que Queijo Prato derretido é irresistível. Por seu sabor suave, este queijo é muito utilizado no preparo de sanduíches e lanches, especialmente pelo seu derretimento e textura macia.
O queijo Prato surgiu em 1920 da tentativa de colonos dinamarqueses estabelecidos originalmente em Valença, estado do Rio de Janeiro, e posteriormente na região de Aiuruoca, no Sul de Minas, em produzir o queijo DanboDinamarquês Danbo. Tem coloração amarela e sabor suave.
Queijo prato A cor não tem relação alguma com a quantidade de gordura, garante Figueiredo. Mas, sim, à adição de urucum, um corante natural utilizado exatamente para identifica-lo como descendente Gouda. Ele é muito utilizado em sanduíches e lanches por sua consistência e seu sabor levemente adocicado.
“Geralmente, quanto mais brancos, mais saudáveis e menos gordurosos os queijos são, por conterem maior quantidade de cálcio e de proteína. O queijo cottage, a ricota, o queijo minas e a muçarela de búfala são bons exemplos. Eles têm menos corantes, são ricos em proteína e pobres em gorduras”, acrescenta.
O queijo prato é muito consumido e geralmente pode substituir a mussarela nos lanches, pizzas, e preparações culinárias. Abaixo consta a informação nutricional em 100g de queijo prato. Seu consumo deve ser evitado pois o teor de gordura saturada ainda é alto e a quantidade de sódio também.
O Cobocó é uma versão do Queijo Prato e tem esse nome porque é preparado em uma forma menor e mais alta. Seu sabor é suave e amanteigado, com uma textura macia, ideal para acompanhar lanches e também para ser consumido derretido.
Queijo do reino deriva do holandês edam Foram os portugueses que introduziram aqui o consumo do produto, que na Europa tinha nome e sabor diferente. ... Durante décadas, o queijo foi apenas importado da Holanda através dos portugueses.
Parmezin® é um preparado a base de farinha que garante uma excelente emulsão, granulometria e aroma característicos quando combinado ao queijo convencional tipo mussarela. Permite substituir o queijo parmesão ralado nos pratos e preparações. ... Basta misturar ao queijo tipo mussarela de sua preferência.
Guia do queijo: Qual é o tipo mais saudável?
Geralmente, quanto mais esbranquiçado menos gordurosos eles são. "Os queijos brancos sãos as melhores opções, como o cottage, queijo minas, ricota, por conter menos corantes, serem ricos em proteínas (como todos os tipos de queijos) e pobre em gorduras", explica a profissional.