EQST

Qual O Termo Regido Pelo Adjetivo Alrgica E Pelo Substantivo Alergia?

Qual é o termo regido pelo adjetivo alérgica e pelo substantivo alergia?

3) Ocorre fusão entre duas vogais de som idêntico: o termo regente pede preposição a ( ser alérgico a alguma coisa) e o termo regido vem introduzido por um artigo: a luz solar.

O que é regência nominal exemplos?

Regência nominal é o nome da relação existente entre um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) e os termos regidos por esse nome. Essa relação é sempre intermediada por uma preposição. ... Conhecer o regime de um verbo significa, nesses casos, conhecer o regime dos nomes cognatos. Observe o exemplo.

O que é regência verbal e nominal?

Chama-se regência à relação estabelecida, na oração, entre um termo regente e um termo regido. Na regência verbal o termo regente é um verbo; ... Na regência nominal o termo regente é um nome.

Quando o termo regente é um nome Isto é um substantivo um adjetivo ou advérbio temos um caso de regência nominal?

a) Quando o termo regente é um nome, isto é, um substantivo, um adjetivo ou advérbio, temos um caso de regência nominal. Exemplo: Este é o livro sobre o qual lhe falei. ... d) Quando o verbo for transitivo direto, ele exigirá o emprego de uma preposição entre o termo regente e o termo regido.

Qual a diferença de regente para regido?

Essa relação de complementação entre os termos da oração é chamada de regência, que pode ser verbal ou nominal. Chamamos de termo regido a palavra que depende de outra para obter sentido completo e de termo regente a palavra a que se subordina o termo regido.

Qual é a regência que determina o uso das preposições exigidas por determinados nomes?

Pergunta 7 0,25 em 0,25 pontos Qual é a regência que determina o uso das preposições exigidas por determinados nomes ? Resposta Selecionada: c. Regência nominal.

O que devidamente empregado só não seria regido de preposição?

O pronome "que" devidamente empregado, só não seria regido de preposição na opção a) o cargo que aspiro depende de concurso.

Que tipo de trabalho monográfico tem finalidade didática e de treino para o aluno?

Pergunta 2 0,25 em 0,25 pontos A monografia é um trabalho científico escrito que é muito utilizado no meio universitário. Que tipo de trabalho monográfico tem finalidade didática e de treino para o aluno? Resposta Selecionada: b. Dissertação científica.

Qual dos dialetos sociais se utiliza de uma sintaxe mais complexa e de um vocabulário mais amplo?

O dialeto social que faz uso de uma sintaxe mais complexa e de um vocabulário mais amplo é o dialeto social culto sobretudo usado por uma faixa da população mais culta e também associado à literatura onde a variedade vocabular e a complexidade da sintaxe mais se fazem sentir.

Como é chamada a correspondência estabelecida entre órgãos oficiais ou entre um órgão oficial é uma pessoa?

Ofício. *Comentário: É uma correspondência estabelecida entre órgãos oficiais ou de um órgão oficial para uma pessoa. A linguagem oficial está vinculada a uma tradição de impessoalidade e usa diferentes espécies de pronomes de tratamento.

Qual é o conceito de regência verbal?

Conforme o próprio nome já indica, a regência verbal trata da relação de subordinação entre um verbo e outro termo, sendo este o complemento e/ou a preposição.

Como ocorre a regência verbal?

Na regência verbal, o verbo é o regente da oração, enquanto o seu complemento é o termo regido, logo é o que irá ser flexionado. ... Então, podemos entender por regência verbal a relação que o verbo estabelece com seu complemento (objeto direto ou indireto).

Como ocorre a regência nominal?

A regência nominal é um dos tipos de regência existentes e, como o nome já sugere, ocorre apenas entre nomes (substantivo, adjetivo ou advérbio). ... A essa relação de subordinação entre o termo determinante e o termo determinado (ou subordinado), damos o nome de regência.

Quanto a regência nominal?

Regência Nominal é a maneira de um nome (substantivo, adjetivo e advérbio) relacionar-se com seus complementos. Em geral, a relação entre o nome e o seu complemento é estabelecida por preposição. Portanto, é justamente o conhecimento da preposição o que há de mais importante na regência nominal.

Qual a função da regencia nominal?

Na regência nominal, o termo regente é um nome, isto é, um substantivo, um adjetivo ou um advérbio, que sempre será acompanhado por uma preposição, cuja função é intermediar a relação entre o nome e seus complementos.

O que é transitividade nominal?

Transitividade nominal diz respeito a regência dos nomes, ou seja, ao tipo de complemento regido por um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio). Há substantivos, adjetivos e advérbios que regem complementos introduzidos por preposição, como "a", "de", "em", "com", etc.

O que é verbo transitivo direto exemplos?

Os verbos transitivos (VT) são aqueles que precisam de complemento, pois possuem sentido incompleto. Repare que o verbo transitivo é aquele que transita e precisa encontrar seu complemento para que a ação verbal faça sentido. Exemplos: Tenho um lindo colar africano.

O que é nominal e verbal exemplos?

Dicas concordância verbal e nominal Concordância verbal e nominal estuda a compatibilidade existente entre cada elemento de uma oração; Concordância verbal refere-se ao verbo em relação ao sujeito, já a concordância nominal refere-se às classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, artigo.

O que é nominal exemplos?

É o termo que completa o sentido de uma palavra que não seja verbo. Assim, pode referir-se a substantivos, adjetivos ou advérbios, sempre por meio de preposição. Confira a seguir alguns exemplos: Cecília tem orgulho da filha.

O que é concordância nominal e exemplos?

Concordância nominal é a relação que se estabelece entre as classes de palavras (nomes). É o que faz com que substantivos concordem com pronomes, numerais e adjetivos, entre outros. Exemplo: ... Neste caso, pronome, numeral e adjetivo concordam com o substantivo "obras".

O que é concordância verbal exemplos?

Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito. Exemplos: Ele gostava daquele seu jeito carinhoso de ser./ Eles gostavam daquele seu jeito carinhoso de ser.

Quais são as concordâncias verbais?

Concordância verbal é a relação estabelecida de forma harmônica entre sujeito e verbo. Isso quer dizer que quando o sujeito está no singular, o verbo também deve estar; quando o sujeito estiver no plural, o verbo também estará. Exemplos: Eu adoro quando as flores desabrocham na Primavera.