Calcule o custo marginal: divida a variação dos custos totais pela variação da quantidade de produção.
Ou seja, em um gráfico, a curva que representa os custos marginais é uma parábola côncava (voltada para baixo). Logo, no ponto mínimo de curva, está o número de bens produzidos onde o custo marginal é mínimo. Dessa forma, o custo começa decrescente, atinge o valor mínimo, e depois vira uma linha crescente.
RT = P x Q. · Essas funções são mostradas na Figura 4. · Receita marginal (RMg): é quanto a receita total aumenta pela venda de uma unidade adicional do produto. Por ser a receita total uma reta, cada unidade do produto produzido e vendido dar a mesma quantidade de receita adicional (i.e. receita marginal constante).
Para o cálculo de ARPU basta dividir a receita média global gerada pela empresa em determinado período de tempo pela média do número de clientes que adquiriram seus produtos ou serviços no mesmo período – semana, mês ou ano. Suponhamos: uma startup oferece soluções de tecnologia e trabalha com assinaturas mensais.
Para isso, divida o custo total pelo número de unidades produzidas. Agora determine os custo variáveis totais, a partir da soma de todos os gastos variáveis. Agora divida os custos variáveis totais pelo número de produtos produzidos, para descobrir o custo variável médio.
Podemos ter o administrativo, o comercial, as vendas e a produção como centros de custo que separariam bem cada uma das áreas que geram despesas para a empresa. Porém, a produção pode ser separada por projetos: roupeiros, mesas de jantar e sofás.
Passo a passo de como fazer uma planilha de custos:
Um dos principais benefícios da gestão de custos é a redução de gastos desnecessários e excessivos. Isso porque, uma vez que os gastos são listados e monitorados, fica mais fácil controlar onde esses recursos estão sendo aplicados e se, de fato, estão gerando retorno.
A contabilidade de custo como parte do sistema de informação contábil, tem como propósito determinar o custo do estoque e dos bens produzidos, assim como o controle financeiro dos ativos relacionados com a produção e o estoque, representados pela aquisição, fabricação e manutenção desses estoques.
A contabilidade de custo é uma parte da contabilidade geral de uma empresa, sendo mais voltada para o estudo racional dos gastos realizados. O objetivo é fazer com que os gestores conheçam os valores envolvidos na produção e oferta de um serviço ou produto, informação que é fundamental para uma gestão eficiente.
Uma questão com relação a custos é saber quando eles têm um relacionamento direto ou indireto com determinado objeto de custeio, normalmente, o próprio produto fabricado ou serviço prestado.
Uma das principais metas da gestão de custos é dar mais segurança na hora de definir a sua margem de lucro em cada item. Isso acontece, especialmente, porque a formação do preço de venda do produto ou do serviço está ligada à apuração das despesas.