Radicais de origem latina:
Significado de Ad elemento de composição Ocorre como prefixo, exprimindo movimento, com o sentido de para, direção, aproximação, e vários outros sentidos, como em adaptar, aderir, adventício, advogar etc. ... [Gramática] É a origem do prefixo vernáculo e da vogal protética a: adoçar, alâmpada.
O prefixo in- pode referir: — privação ou negação: ilegal, inactivo, impermeável. — movimento para dentro: induzir, imiscuir-se. Por assimilação, possui como variantes in-, im-, ir- e i-: infiel, impossível, irracional e ilegal.
Exemplo 1: Na palavra FERRO, o radical é FERR e a vogal temática é O, que aparece logo depois do radical. Como “ferro” é um nome (não é verbo), então a vogal temática é nominal.
Resposta. Errado, é "cant"!
Chamamos de radiciação a operação matemática envolvendo o produto a partir de uma multiplicação, onde os fatores são iguais em seu fundamento. Nesse caso, temos n como o índice, x como o radicando e y como a raíz enésima de x. ... O símbolo que representa a radiciação é √, sendo denominado radical.
Para simplificar, devemos dividir o índice e o expoente da potenciação por um mesmo número. Quando isso não for possível, significa que o resultado da raiz não é um número inteiro. , note que ao dividir o índice por 5 o resultado é igual a 1, desta forma cancelamos o radical.
Por exemplo, considere √2: Para transformar √2 em potência, repita o 2 e coloque o expoente 1/2. O expoente é 1/2, porque o numerador 1 é extraído do expoente do 2 dentro da raiz, e o denominador 2 é porque se trata de raiz quadrada. Se fosse raiz cúbica por exemplo ∛2, ficaria 2 elevado ao expoente 1/3.
Raiz: tem acento?
A forma correta é raiz. É uma palavra aguda, isto é, com acento tónico na última sílaba. Segundo a regra de acentuação, as palavras agudas não levam acento gráfico no i tónico, quando este não forma ditongo com o a anterior e está seguido de z que não inicia sílaba.