A angina de Prinzmetal, também chamada de angina variante, é uma forma atípica de dor no peito que ocorre em cerca de 2% dos pacientes com isquemia cardíaca.
Os sinais e sintomas que podem ocorrer numa pessoa com angina instável são dor ou desconforto no peito, que se pode sentir também nos ombros, pescoço, costas ou braços e que geralmente ocorre espontaneamente em repouso, podendo ser acompanhado de náuseas, tonturas, fadiga e transpiração excessiva.
O problema também pode ser desencadeado por inflamações ou infecções das artérias e doenças das válvulas cardíacas. Os fatores de risco clássicos para angina são: obesidade, sedentarismo, tabagismo, hipertensão arterial, diabetes, alterações no colesterol e triglicérides e fatores genéticos.
"A dor da angina estável dura cerca de 3 a 15 minutos. É importante atenção, pois ela aumenta a probabilidade de ataque cardíaco no futuro", explica o cirurgião. Já a angina instável é mais perigosa. Ela pode atacar a qualquer hora e é comum que aconteça pouco antes de um ataque cardíaco.
Como é o tratamento: No caso da angina estável, o cardiologista normalmente indica o repouso e, em alguns casos, o uso de medicamentos vasodilatadores, como o Dinitrato ou Mononitrato de Isossorbida (Isordil), para melhorar o fluxo sanguíneo na artéria.
Hipertensos podem consumir café? Sim, mas de maneira moderada. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a recomendação é de duas xícaras por dia de café, pois ele previne doenças cardiovasculares e auxilia na redução da pressão, como os antioxidantes denominados polifenóis e melanoidinas.
Os hipertensos podem tomar café tranquilamente? De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a cafeína pode ser consumida tranquilamente, desde que de maneira moderada. A recomendação é que duas xícaras por dia de café previnem doenças cardiovasculares.
Contraindicações. O uso do capim santo está contraindicado em casos de dor abdominal forte sem causa aparente, caso se faça uso de diuréticos e durante a gravidez. Além disso, no caso de se fazer uso de medicamentos para controlar a pressão arterial, deve-se consultar o médico antes de fazer uso dessa planta.
O chá de cavalinha também é indicado para pressão alta, pois possui propriedades diuréticas que previnem que o corpo retenha líquido em excesso e consequentemente haja aumento da pressão arterial.