Tia Nastácia
Como a personagem Emília de Monteiro Lobato que mantinha em seu baú, em sua canastra, tudo o que pudesse um dia vir a ter outra forma, Arthur cria suas obras a partir da especulação sobre seu inventário – os tecidos, que o lembram da relação com a mãe, costureira, e as sobras, os restos industriais e domésticos, se ...
Conforme ditado por Monteiro Lobato, a canastra da personagem Emília era uma caixa em que ela carregava de tudo um pouco; dentro dela havia uma infinidade de objetos que ela utilizava tanto em sua rotina, quanto como material para criar aventuras.
1 Canastra pequena. 2 Raça brasileira de porcos pequenos, originários da Ásia, de onde foi trazida pelos colonizadores portugueses. São animais muito rústicos, extremamente mansos e caseiros, mas pouco prolíficos por engordarem muito; baé, tatu. EXPRESSÕES Canastrinha de burro : pequena canastra de viagem.
Narizinho, de 'Sítio do Pica-Pau Amarelo', completa 100 anos.
56 anos (10 de outubro de 1964)
RIO — Há 40 anos, o "Sítio do Pica Pau Amarelo", clássico de Monteiro Lobato, começava a encantar gerações também na televisão, após décadas povoando a imaginação das crianças com os livros, escritos entre 1920 e 1947.
Sítio do Picapau Amarelo é uma série de 23 volumes de literatura fantástica, escrita pelo autor brasileiro Monteiro Lobato (entre 1920 e 1947). A obra tem atravessado gerações e geralmente representa a literatura infantil do Brasil.
A música presente no enredo do sítio do pica pau amarelo é marcada por uma música de cunho descritivo, uma vez que nota - se a riqueza de detalhes ao se tratar do cenário da história. Assim sendo, essa música pode ser considerada como mpb (música popular brasileira).
Verificado por especialistas Nas histórias passadas no Sítio do Picapau Amarelo, escritas por Monteiro Lobato, o autor se refere à Emília quando fala sobre boneca de pano e ao Visconde de Sabugosa quando fala do sabugo de milho.
Existem cinco tipos de textos que são classificados com base em estruturas específicas. Eles se dividem em: narrativo, descritivo, expositivo, dissertativo e injuntivo.