Antiácidos, que neutralizam o ácido do estômago (ácido gástrico), podem oferecer alívio da azia durante a gravidez2,3. Contudo, eles somente devem ser tomados sob orientação médica. Antiácidos baseados em cálcio ou magnésio podem ser tomados por gestantes sob a orientação de um médico ou farmacêutico2.
A azia ou pirose é definida como sensação de queimação na região do esôfago, que juntamente com a dispepsia e sensação de estômago cheio são sintomas comuns na gravidez. Essas mudanças ocorrem devido a alterações hormonais e mecânicas (como o crescimento do útero comprimindo as estruturas do abdômen).
De acordo com a evolução da gestação, sobra menos espaço para o bebê, causando uma sensação de estômago apertado. - Nesse período, o sistema digestivo também fica mais lento e a gestante precisa se adaptar a consumir alimentos de fácil digestão - acrescenta o médico.
Na gravidez é normal essas alterações do funcionamento do trato gastro-intestinal devido as mudanças hormonais. O intestino pode ficar preso, você pode ter queimação no estomago, você pode ter refluxo, a digestão e o esvaziamento gástrico é mais lento. Até as 13 semanas, as náuseas e vômitos podem ser mais frequentes.