As Notas Musicais são sete: DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI. A = LÁ, B = SI, C = DÓ, D = RÉ, E = MI, F = FÁ, G = SOL ou H = SOL, em alemão. ...
Localização das notas no instrumento As notas indicadas são C = dó, D = ré, E = mi, F = fá , G = sol, A = lá.
Informação do Acorde Sol maior.
Cifra são símbolos criados para representar o acorde de uma maneira prática. ... Em cifra os nomes Lá, Sí, Dó, Ré, Mi, Fá, Sol são substituídos pelas sete primeiras letras do alfabeto. EX: A=Lá B=Sí C=Dó D=Ré E=Mi F=Fá G=Sol.
Significado de Cifra substantivo feminino Cada um dos caracteres que representam os números. Montante, total, valor de uma coisa. Combinação secreta de algarismos, letras, para abrir uma fechadura: compor a cifra.
Bbm = Si bemol menor; F#m7 = Fá sustenido menor com sétima (menor); D7(#9) = Ré maior com sétima (menor) e nona aumentada. G7/B = Sol maior com sétima (menor) com baixo em si.
Si menor (Bm) - Violão Acorde de Si menor no violão.
O Si menor - Bm pode ser substituído pelo acorde de Si menor com sétima menor, o Bm7, ficando assim sem pestana no violão.
As populares "cifras de violão", ou melhor definindo, músicas cifradas, que as pessoas pegam na internet ou em revistas para tocar são as letras das musicas com as notas (cifras) no lugar onde aparecerão.
Para aprender a tocar violão ou guitarra é importante saber ler gráficos ou diagramas de acordes....Então no diagrama do acorde acima cada número representa um dedo:
Existem sete notas musicais: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si.
A ordem das cordas na tablatura, de cima para baixo, é a seguinte:
A linha de baixo representa a corda mais grossa (mi) e a linha de cima representa a corda mais fina (sol). De cima para baixo as linhas representam as cordas sol, ré, lá, mi. Números escritos nas linhas indicam em que traste as respectivas cordas devem ser apertadas ao serem feridas. Número 0 indica corda solta.
Tablatura e Solos para Cavaquinho
7 SIMPLES PASSOS PARA VOCÊ APRENDER COMO LER PARTITURA
Como ler Partitura
Resumo: Como ler partituras rapidamente
1) Procure bibliografias do gênero em leitura específica para seu instrumento. Estude também o solfejo melódico (muito!) e o solfejo rítmico fora de seu instrumento. 2) Organize partituras em nível iniciante ao avançado. Levando em conta os critérios: tessitura, pulso, subdivisões, andamento, expressividade.
Você vai levar cerca de 5 anos para chegar nesse nível máximo se estudar uma hora por dia. Aprendendo o básico – Caso você queira aprender o básico vai levar cerca de 1 ano estudando uma hora por dia e com a ajuda de um professor do Bairro.
Por exemplo, em vez de ir seguindo dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, treine primeiro dizer dó, mi, sol, si, ré, fá, lá, dó. Depois, começando pelo ré: ré, fá, lá, dó, mi, sol, si, ré. Siga praticando os nomes das notas musicais sempre pulando uma nota da escala.
Dica 3 para decorar cifras: comece com músicas simples Pegue cifras mais simples, com 2, 3 ou 4 acordes, por exemplo, e comece a estudá-las. Se possível, escolha músicas com acordes maiores e alguns menores, evite as com acordes com sétima menor, maior, etc, assim: C7, CM, etc. Isso irá complicar as coisas no começo.
A dica aqui é memorizar a ordem das notas partindo de todas as outras, uma por uma, por exemplo: Ascendente partindo de Ré – Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si, Dó, Ré. Descendente partindo de Ré – Ré, Dó, Si, Lá, Sol, Fá, Mi, Ré. Ascendente partindo de Sol – Sol, Lá, Si, Dó, Ré, Mi, Fá, Sol.
Quando as notas estão em alturas diferentes, mas em ordem simultânea temos os acordes, que são a base da harmonia. As notas são representadas graficamente com sinais na forma oval que, dependendo da posição em que estiverem escritas no pentagrama, indicarão os sons mais graves ou mais agudos.