R: Lipídeos saponificáveis são aqueles capazes de forma sabão devido a possuírem ácidos graxos na sua cadeia, sofrendo hidrolise alcalina, já os insaponificáveis são aqueles que devido a não possuírem ácidos graxos na sua cadeia não formam sabão, nem podem sofrer a hidrolise alcalina.
Uma molécula de gordura consiste em dois tipos de componentes: um esqueleto de glicerol e três caudas de ácidos graxos. O glicerol é uma molécula orgânica pequena com três grupos hidroxila (OH), enquanto um ácido graxo consiste em uma longa cadeia de hidrocarbonetos ligada a um grupo carboxila.
Estrutural. Certos lipídios fazem parte da composição das membranas celulares, que são formadas pela associação de lipídios e proteínas (lipoproteicas). Os mais importantes são: os fosfolipídios e o colesterol.
Os ácidos graxos são os lipídios mais conhecidos, deles derivam os óleos e as gorduras e eles são derivados de hidrocarbonetos, são ácidos carboxílicos. ... Eles são formas de armazenar energia, chamados de gordura de reserva e são eficientes para o isolamento térmico. Ácidos graxos também formam lipídios estruturais.
Os lipídios são moléculas orgânicas importantíssimas aos seres vivos. ... Suas principais características são o que definimos como insolubilidade em solventes polares e solubilidade em solventes orgânicos (como o éter, álcool e clorofórmio).
Cerídeos são ésteres formados pela união de um ácido graxo superior e de um álcool graxo superior. Os cerídeos podem ser classificados como lipídios simples. ... A função clara dos cerídeos no caso dos vegetais é de impermeabilização, com propósito de impedir a perda excessiva da água.
Os glicerídeos são sintetizados a partir de um álcool chamado glicerol e três ácidos graxos, formando o triglicerídeo. Esse tipo de lipídio atua, principalmente, como reserva energética em animais e vegetais. ... Está presentes em óleos de sementes e vegetais ou em gorduras de proteínas de origem animal.
Os Glicerofosfolipídios são derivados do glicerol que contêm fosfato na sua estrutura. ... A molécula dos glicerofosfolipídios contém uma região polar, composta pelo grupo fosfato e seus substituintes, e uma parte apolar, devida aos ácidos graxos e glicerol.
Glicerofosfolipídeos ou fosfoglicerídeos. São moléculas que contêm glicerol, ácidos graxos, fosfato e um álcool (exemplo, colina). São os principais componentes lipídicos das membranas celulares.
Os fosfolipídeos possuem uma estrutura longa e complexa. Eles são lipídeos associados às moléculas de Fosfato. A sua principal função é manter a estrutura da membrana plasmática. As proteínas exercem várias funções, sendo uma delas o transporte de substâncias importantes para a célula.
Muitos deles são componentes importantes das membranas das células nervosas, enquanto outros desempenham papéis estruturais importantes ou participam na transdução de sinal, reconhecimento, diferenciação celular , patogênese, morte celular programada, entre outros.
A esfingomielina sintase, ou esfingomielinase, é a principal enzima responsável por essa reação química. ... É possível que a esfingomielina desempenhe um papel no controle de como o colesterol é distribuído nas células humanas. Outra função importante parece ser a transmissão de sinal nas células nervosas.
A ESFINGOMIELINA COMPÕE A BAINHA DE MIELINA. ESSA É A BASE DE LIPÍDIO E FUNCIONA COMO UM ISOLANTE ELÉTRICO. O ERGOSTEROL É O PRECURSOR DA VITAMINA D2. A SÍNTESE OCORRE QUANDO HÁ A EXPOSIÇÃO DA PELE AOS RAIOS UV.
Eles têm as propriedades de serem: insolúveis em água; solúveis em solventes orgânicos (éter, clorofórmio); capacidade de ser usado por organismos vivos; Reserva de energia; Componente estrutural das membranas biológicas; Isolamento e proteção de órgãos.
Triglicérides, ou glicerídeos, são resultantes da união de duas ou três moléculas de ácidos graxos a um tipo de álcool, o glicerol. Sua principal função é a de armazenamento de energia, sendo os lipídios encontrados em maior quantidade nos alimentos.
4 - Teste do Iodo Este teste identifica a presença de ácido graxo insaturado. Ocorre uma reação de halogenação, em que o iodo reage com as duplas ligações do ácido graxo insaturado. Se houver dupla ligação, o iodo será consumido e a coloração característica da solução de iodo diminuirá de intensidade.