A Educação Popular defende que só pode haver uma sociedade justa e democrática se as classes oprimidas e discriminadas tomarem consciência de suas condições de vida e das raízes dos problemas que as afetam.
A principal característica da Educação Popular é utilizar o saber da comunidade como matéria prima para o ensino , valorizando todos os sujeitos sociais nesse processo, tornando esse espaço de educação um lugar de afetos alegres e amorosidade.
A curto-prazo, as finalidades da Rede são: permitir o encontro de docentes e investigadores universitários que possuem interesses na e comprometimento com a educação popular; construir ligações ativas e solidárias aos níveis nacional e internacional.
Esta análise se inicia no final dos anos 40, período em que os ideais democráticos se expandem pela sociedade brasileira, passando pelos anos 50 e 60, quando surgem as ideias de Paulo Freire, que deram origem ao trabalho da Educação popular e que, mais tarde, se transformariam em um marco nas ideias pedagógicas no ...
O maior desafio dentro da pedagogia critica é desenvolver nos oprimidos a capacidade de reconhecer suas opressões e a consciência de si mesmo, possibilitando-lhes reagir a elas.
É CORRETO afirmar como educador que teve grande influência na educação popular nesse contexto: padichelloarilete está aguardando sua ajuda.
Qual o papel da Escola na formação do educando? A partir disso levamos em conta a Educação continuada ao longo da vida ou como conhecemos a Educação popular, que vem tendo uma grande importância no âmbito escolar, principalmente na EJA quando por sua vez tem o intuito de ajudar na construção humana.
Apresente exemplos sobre como a linguagem pode servir de base para uma educação popular, não autoritária, permitindo aos indivíduos se reconhecerem como atores sociais em seus grupos e nas suas vivências coletivas. ... A Educação é vista como ato de conhecimento e transformação social, tendo um certo cunho político.
O educando tem conhecimentos que não podem ser esquecidos no ato de aprender; O conhecimento forma-se na relação com a realidade; Conhece-se o desconhecido a partir do já conhecido; O já conhecido do adulto está centrado na sua própria realidade; Não há educação sem conteúdos, o ato de conhecer não se dá no vazio; O ...
“o diálogo na relação professor aluno no processo ensino-aprendizagem é de fundamental importância, pois é a forma do professor conhecer o aluno e vice- versa, ficando mais fácil a exploração de suas habilidades, assim como a alta confiança por parte do aprendiz com relação ao professor”.
Segundo Maria Antônia de Souza, a EJA foi influenciada por duas concepções de ensino, ora pela tradicional, de acordo com a qual as práticas davam ênfase excessiva às metodologias de ensino e à utilização de manuais didáticos que facilitam a aquisição dos requisitos para a leitura e a escrita; ora pela concepção ...
TEORIA VYGOTSKIANA: UM APORTE À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. RESUMO: A educação de jovens e adultos (EJA) é uma modalidade do sistema educacional que visa permitir ao educando, geralmente em idade adulta e que não pode terminar sua escolaridade em tempo adequado, retomar sua escolaridade em momento oportuno.
O professor da EJA deve ter um olhar diferente, de compreensão e Page 9 Diálogos Pertinentes – Revista Científica de Letras 72 equilíbrio, considerando as vivências e experiências de seus alunos, tendo um papel fundamental para evitar novas situações de fracasso escolar.
Os perfis do aluno da EJA da rede pública são na sua maioria trabalhadores proletariados, desempregados, dona de casa, jovens, idosos, Portadores de deficiências especiais. São alunos com suas diferenças culturais, etnia, religião, crenças.
As salas de aula da EJA, nos dias atuais, são compostas por adultos que não tiveram a oportunidade de estudar, ou por causa do trabalho diário e as vezes até um tanto pesado, em se tratando dos alunos da zona rural principalmente, os impediam de frequentar uma sala de aula do ensino regular, e por jovens que também ...
4 CULTURA E DIVERSIDADE: Perfil dos alunos e alunas de EJA São jovens e adultos que por sua experiência de vida são possuidores de um saber sensível, o que os diferencia dos demais, sendo em sua grande maioria receptiva para novas aprendizagens.
Como a escola pode ajudar a diminuir a evasão escolar?
O acesso as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na Educação de Jovens e Adultos, amplia as possibilidades de acesso ao conhecimento, à cultura, ao lazer, a cidadania e principalmente a autonomia, que ainda é o maior desafio que a escola enfrenta em todos os níveis de ensino.
Veja agora os benefícios de proporcionar uma educação tecnológica às crianças
Como estimular o uso consciente da tecnologia nas escolas?
O equilíbrio entre conexão e o uso consciente da tecnologia são tendências para 2019. O uso excessivo de tecnologia no nosso dia a dia tem gerado um outro debate, cada vez mais forte nos últimos anos. O movimento de se desconectar tem unido mais apoiadores que levantam a bandeira para o uso consciente da tecnologia.
É composta por um sistema de medição e comunicação que, juntos, viabilizam a leitura remota de cada medidor, promovendo o consumo consciente, gerenciando dados e visando a economia de água, gás e energia.
Veja cinco dicas para usar a tecnologia de forma saudável