(FCC 2006)Para que se respeite a concordância verbal, será preciso corrigir a frase:A) Têm havido dúvidas sobre a capacidade do sistema de saúde cubano.B) Têm sido levantadas dúvidas sobre a capacidade do sistema de saúde cubano.
Quanto à concordância verbal, a frase inteiramente correta é: Cada um dos participantes, ao inscrever-se, deverão receber as orientações necessárias. Os que prometem ser justos, em geral, não conseguem sê-lo sem que se prejudiquem. Já deu dez horas e a entrega das medalhas ainda não foram feitas.
(FUVEST) Quanto à concordância verbal, a frase inteiramente correta é: a) Cada um dos participantes, ao inscrever-se, deverão receber as orientações necessárias. b) Os que prometem ser justos, em geral, não conseguem sê-lo sem que se prejudiquem.
Como faziam anos que meu marido tinha morrido, contratei três empregados que era suficiente para cuidar da fazenda. Compraram-se alguns equipamentos necessários à adequação da nossa indústria às atuais exigências de mercado.
Quando foi encontrado, ele apresentava a perna e o braço direito feridos, mas estava totalmente lúcido. d. A vasta plantação e a casa grande caiados há pouco tempo era o melhor sinal de prosperidade da família.
e) [ ] São crianças a cuja situação muita gente é insensível. f) [ ] Envie algum dinheiro daquela casa de caridade. g) [ ] Assisti e gostei muito daquele filme. h) [ ] Não me pouparam esforços para que o rio fosse despoluído.
O verbo "precisar" é VTI e quando está associado a partícula "se" sua concordância se dá na 3 Pessoa do Singular :Precisa-se de pedreiros. E o verbo alugar é VTD que associado a partícula "se" assume a concordância flexível,ou seja,nesse caso concorda com o sujeito "casas" :Alugam-se casas.
Concordância nominal é a relação que se estabelece entre as classes de palavras (nomes). É o que faz com que substantivos concordem com pronomes, numerais e adjetivos, entre outros. Exemplo: Estas três obras maravilhosas estavam esquecidas na biblioteca.
A concordância nominal trata especificamente da concordância de gênero e número que deve ocorrer entre um nome (o substantivo) e os outros termos da sentença que o modificam (adjetivos, artigos, pronomes e até mesmo numerais).
A regra básica da concordância verbal é o verbo concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) com o sujeito da frase. 1. Sujeito simples – o verbo concordará com ele em número e pessoa. ... Se o sujeito vier depois do verbo, concorda com o núcleo mais próximo, ou vai para o plural.
Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito. Exemplos: Ele gostava daquele seu jeito carinhoso de ser./ Eles gostavam daquele seu jeito carinhoso de ser.
A concordância verbal refere-se ao verbo em relação ao sujeito, ou seja, o verbo da frase deve concordar em número (singular ou plural) e em pessoa com o sujeito. ... Essa é uma das principais estratégias para você resolver questões de concurso concordância verbal.
Concordância nominal ocorre quando há concordância em gênero (masculino ou feminino) e número (plural ou singular) entre o substantivo e o adjetivo que o caracteriza.
A concordância verbal trata das alterações do verbo, para se acomodar ao seu sujeito. Como regra geral o verbo concorda com o seu sujeito em pessoa e número: Não pare agora... ... - Anteposto: nesse caso o verbo vai para o plural.
Apreender acerca dos estudos sintáticos significa, sobretudo, conhecer a relação que se estabelece entre os termos de uma oração. Relação esta que corrobora para a elaboração e estruturação dos discursos que proferimos cotidianamente.
Concordância verbal e nominal estuda a compatibilidade existente entre cada elemento de uma oração; Concordância verbal refere-se ao verbo em relação ao sujeito, já a concordância nominal refere-se às classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, artigo.
O caso da concordância verbal diz respeito ao verbo em relação ao sujeito, o primeiro deve concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª, 3ª) com o segundo. Já a concordância nominal diz respeito ao substantivo e seus termos referentes: adjetivo, numeral, pronome, artigo.
Quando esta estiver relacionada ao sintagma nominal (parte da oração cujo núcleo é o substantivo), há a Concordância Nominal. A regra geral de Concordância Nominal diz que todos os determinantes (adjetivo, numeral, pronome adjetivo e artigo) devem harmonizar-se quanto ao gênero e ao número do substantivo.
Concordância verbal é a concordância em número e pessoa entre o sujeito gramatical e o verbo. Concordância nominal é a concordância em gênero e número entre os diversos nomes da oração, ocorrendo principalmente entre o artigo, o substantivo e o adjetivo. ... Concordância em número indica a flexão em singular e plural.
Ou seja, em uma oração, quando o sujeito está no singular, o verbo deve ser flexionado da mesma forma. No plural, a mesma coisa deve acontecer. Para que haja concordância, então, o correto é dizer “nós vamos” — assim, ambos estão no plural. Quando o pronome for “ele”, o verbo concorda no singular: “ele vai”.
Concordância verbal é a concordância em número e pessoa entre o sujeito gramatical e o verbo. Concordância nominal é a concordância em gênero e número entre os diversos nomes da oração, ocorrendo principalmente entre o artigo, o substantivo e o adjetivo.
“Dois milhões FORAM GASTOS”. Quando houver especificador, o verbo pode concordar no singular ou preferencialmente no plural: “Um milhão de dólares FOI GASTO ou FORAM GASTOS no projeto”.