Um “povo novo”, uma vez que surge como uma etnia nacional diferenciada culturalmente das suas matrizes originárias. Um povo que é produto da fusão e transfiguração de culturas milenares num contexto socioeconômico marcado por acentuadas desigualdades sociais.
Matriz Lusa vem tratando da gestação étnica, enfatizando cunhadismo que foi a instituição social que possibilitou a formação do povo brasileiro, uma forma dos índios de incorporarem estranha a sua comunidade dando lhe uma moça índia como esposa, surgindo assim uma camada de gente mestiça que ocupou o Brasil, formando ...
Os “Brasis”: No livro “O Povo Brasileiro”, o antropólogo Darcy Ribeiro aborda a história da formação étnica e cultural do povo brasileiro. Nesta obra lançada no ano de 1995, o autor estabelece 5 “Brasis” diferentes: O Brasil sertanejo, O Brasil crioulo, O Brasil caboclo, O Brasil caipira e o Brasil sulino.
As três matrizes étnicas que seriam as formadoras da identidade do povo brasileiro são o colonizador branco, no caso os portugueses, os índios e os negros africanos. ... Ribeiro valorizava muito a cultura indígena e o papel do mameluco (mestiço de índio) na nossa formação étnica.
Na visão de Darcy Ribeiro (1995), a colonização por parte de Portugal foi muito radical, e, para o autor, o interesse real de Portugal não eram as mercadorias, o ouro e outras riquezas, mas o povo que aqui se encontrava, que poderia servir, dentre outras coisas, como mão de obra barata para os portugueses.
Darcy focaliza os contrastes existentes entre as Américas, ou seja, a convivência da riqueza e da pobreza. Neste sentido ele propõe novas tipologias para as classes sociais e para as estruturas de poder na América Latina.
Para Darcy Ribeiro (1922-1997), que é considerado um dos maiores antropólogos da história do país, o povo brasileiro nasceu da soma de várias misturas étnicas - é oriundo de africanos, portugueses, italianos, japoneses, dentre outros. Como consequência disto, ele chamou esse fenômeno de ninguendade.
Os filhos gerados da mistura entre os negros de etnias diferentes também já não se reconheciam pelas suas origens. Em um trecho de O povo brasileiro, Darcy Ribeiro resume a nossa formação como povo e cultura: “Eram todos filhos de ninguém. E dessa ninguendade nasceu um novo povo único sem precedentes no mundo”.
De um modo geral, podemos dizer que a composição étnica brasileira é basicamente oriunda de três grandes e principais grupos étnicos: os indígenas, os africanos e os europeus.
Coletividade que se diferencia de outra por suas especificidades (cultura, religião, língua, modos de agir etc.), e que possui a mesma origem e história. Etimologia (origem da palavra étnica). Feminino de étnico.
De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2019, 42,7% dos brasileiros se declararam como brancos, 46,8% como pardos, 9,4% como pretos e 1,1% como amarelos ou indígenas.
E isso se dá por conta da miscigenação de raças, etnias e povos. Por isso, podemos encontrar cores de pele branca, morena clara, morena moderada, morena escura, negra e outras. Enfim, para finalizar, é importante que você saiba que o tom de pele pode variar entre claro, médio ou escuro.
Cor da pele humana se refere à variedade de tons de pele desde a marrom mais escuro até a pele clara. A pigmentação da pele de um indivíduo é o resultado da genética, sendo o produto da composição genética de ambos os pais biológicos do indivíduo e da exposição ao sol.