Molares inferiores: apresentam na sua maioria 3 raízes e três ou quatro canais radiculares.
Popularmente o siso ganhou esse apelido porque costuma nascer por volta dos 18 aos 20 anos. Ele é o terceiro molar da arcada dentária humana. O primeiro molar nasce aos 6 anos de idade, o segundo aos 12 anos e o terceiro aos 18 ou 20 anos.
Os dentes sisos (terceiros molares) são os últimos dentes a se formarem em nossas bocas. Temos 4 dentes sisos, 2 superiores e 2 inferiores que nascem de forma aleatória, e ficam localizados atrás de todos os outros dentes, no término das arcadas dentárias em ambos os lados.
O dente do siso ficou, assim, obsoleto e sem espaço. Por serem os últimos a nascer, normalmente entre os 16 e os 20 anos de idade, ganharam o apelido de “dentes do juízo”. Passando por essa longa história evolutiva, os dentes do siso continuam na boca do povo hoje como tema de questionamentos, dúvidas e aflições.
Nestas situações em que ocorrem problemas na erupção do dente do siso, sintomas como dor forte, gengiva inflamada ou “gengiva inchada” por edema ou abcesso, assim como limitação ao abrir a boca (trismo) e mau-hálito (halitose) são comuns ocorrerem.