O padrão de cores de fios e cabos elétricos – Azul claro: para condutores neutros com isolação; – Verde ou verde com amarelo: para condutores de proteção (popularmente conhecidos como “fio terra”); – Vermelho, preto ou marrom: para condutores fase.
Padrão utilizado para crimpar cabos usando conectores RJ45.
Ocorre que além de ter quatro pares, ele também tem características que permitem a transmissão a 100Mbps (e a 1Gbps, no caso da conexão gigabit). O padrão FastEthernet usa o cabo CAT5E por causa dessas características elétricas, não pelos 4 pares, tanto é que ele só precisa de 2 pares.
Existem dois padrões para a ordem dos fios dentro do conector, o EIA 568B (o mais comum) e o EIA 568A. A diferença entre os dois é que a posição dos pares de cabos laranja e verde são invertidos dentro do conector. ... Como o EIA 568B é de longe o mais comum, recomendo que você o utilize ao crimpar seus próprios cabos.
Mais fios poderiam levar a cabos muito caros, então 8 foi escolhido como um compromisso. O cabo UTP de 4 pares com conectores RJ-45 foi inventado para o uso de telefone com áudio. ... Cada um dos quatro pares em um cabo Cat 5 tem um número preciso diferente de torções por metro para minimizar a diafonia entre os pares.
Cat5e
1. Conecte o roteador ao computador via cabo. Primeiro, você precisa conectar seu roteador ao seu modem. Para isso, você precisará de um cabo Ethernet, que deseja conectar à porta WAN (rede de área ampla) na face traseira do seu roteador.
Preparações avançados:
Como configurar o roteador: Instalação física Em primeiro lugar temos que conectar o cabo ethernet que sai do modem na porta azul do roteador (WAN). Fazendo isso, o roteador já estará conectado à internet, fornecendo conexão para as máquinas conectadas com a configuração padrão.
Como crimpar um cabo Ethernet de qualquer comprimento
Verifique se os fios continuam na ordem certa, e se um deles saiu de posição, remova o cabo e comece de novo;
Cabo de Rede (também chamado de Cabo de Par Trançado ou Cabo UTP (Unshielded Twisted Pair – falando de modo mais técnico, o modelo mais utilizado é o UTP CAT 5).
Patch Cord
Os cabos de rede são hardwares de rede utilizados para interconectar dispositivos para que ocorra a troca de informação entre os mesmos, por exemplo, para partilhar impressoras, escâneres, conectar computadores a uma rede, conectar televisão a internet ou qualquer outro dispositivo que deseje trocar informação com uma ...
As diferenças entre os cabos resumem-se, basicamente, à largura de banda, frequência e diafonia, que é a sensibilidade a interferências.
A principal diferença entre os cabos CAT5e e CAT6 se relaciona com a largura de banda que o cabo pode receber para a transferência de dados. Os cabos CAT6 foram projetados para operação em frequências de até 250 MHz, comparados com 100 Mhz para CAT5e.
O cabo de ethernet CAT6 consegue suportar até 1Gbps a uma frequência de 250Mhz a uma distância de 100m. ... Os cabos CAT6 possuem uma grossura maior em comparação aos CAT5E, pois além da presença dos 4 pares de fios trançados, há uma estrutura de plástico em forma de "X" que divide os pares de fios.
Existem cabos de cat 1 até cat 7. Como os cabos cat 5 são suficientes tanto para redes de 100 quanto de 1000 megabits, eles são os mais comuns e mais baratos, mas os cabos cat 6 e cat 6a estão se popularizando e devem substituí-los ao longo dos próximos anos.
Melhores Cabos de Rede em 2021
Se você tem muitos equipamentos com 10-Mbps, o cabeamento CAT5 vai atender suas necessidades. Ele também atende transmissões de Ethernet rápida a 100-Mbps muito bem. O CAT5e possui o padrão de 100-MHz, embora haja cabos disponíveis com capacidades de até 350-MHz.
Para casa: cabo ou wifi depende do usuário Por exemplo, se você for um gamer, a melhor opção é definitivamente o cabo, pois ele oferece menor perda de sinal, consequentemente impõe menos lag, e sofre menor impacto de oscilações e interferências.