EQST

Qual O Agente Etiolgico Da Raiva?

Qual é o agente etiológico da raiva?

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. É causada pelo Vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae.

Qual é o vetor da raiva?

A raiva é um doença viral prevenível de mamíferos, que geralmente é transmitida através da mordida de uma animal infectado. Agente etiológico: É causada por um vírus envelopada com RNA; Vetor: Morcego, cães, gatos etc..

Quais as características do agente etiológico?

Os agentes etiológicos são aqueles capazes de poder desencadear vários sinais bem como sintomas de uma determinada patologia. Com isso, pode-se até mesmo dizer que, como uma característica geral, eles são organismos causadores doença.

Qual é o agente etiológico da febre amarela?

Na forma silvestre, o vetor (mosquito) é o Haemagogus e o Sabethes. Eles são encontrados em áreas silvestres e de mata. Já na febre amarela urbana (último registro em 1942), a doença é transmitida pelo Aedes aegypti e Albopictus.

Quais são as formas clínicas encontradas da febre amarela?

A febre amarela pode ser definida como uma doença infecciosa viral aguda de curta duração cuja gravidade varia, podendo ocorrer sob formas oligossintomáticas, até formas fulminantes, em que os sintomas clássicos de icterícia, albuminúria e hemorragias estão presentes.

Quais os tipos de febre amarela?

A febre amarela é um tipo de doença causada por um vírus e transmitida por meio da picada de um mosquito. Existem dois tipos de febre amarela: a urbana e a silvestre, sendo que a diferença entre ambas é o tipo de mosquito que transmite o vírus. No geral, os sintomas são os mesmos.

Como diagnosticar a febre amarela?

O diagnóstico é feito pela PCR (reação da polimerase) para febre amarela. A cultura do vírus é feita cada vez menos por conta da dificuldade e até mesmo pelos riscos envolvidos. ​Esta é uma doença de notificação compulsória, mesmo na suspeita. Não existe um tratamento específico no combate à febre amarela.

Quais são as características da febre amarela?

Febre amarela é uma doença infecciosa causada por um vírus e transmitida por mosquitos. Os principais sintomas da febre amarela são febre, dor muscular, náuseas e vômitos, perda de apetite e fraqueza. Na fase aguda da doença os sintomas costumam durar entre três e quatro dias e passam sozinhos.

Em que ano foi a febre amarela?

A primeira referência à febre amarela no Brasil data de 1685, com a ocorrência de surto em quatro urbes da Capitania de Pernambuco: Recife, Olinda, Ilha de Itamaracá e Goiana. O vírus da febre amarela e o Aedes aegypti vieram juntos de África, nos navios negreiros.

Qual o vírus da febre amarela?

A febre amarela é causada por um vírus, do gênero flavivírus, transmitido por mosquitos pertencentes às espécies Aedes (principalmente Aedes aegypti, responsável também por transmitir a Zika, a dengue e a chikungunya) e Haemogogus.

Como o mosquito adquire o vírus da febre amarela?

A febre amarela silvestre é transmitida através da picada de mosquitos Haemagogus, que vivem em matas e vegetações. Quando o mosquito infectado pica um macaco, o mesmo adoece e torna-se uma fonte de transmissão do vírus para outros mosquitos.

Qual é o tratamento da febre amarela?

Não há nenhum tratamento específico contra a doença. O médico deve tratar os sintomas, como as dores no corpo e cabeça, com analgésicos e antitérmicos. Salicilatos devem ser evitados (AAS e Aspirina), já que seu uso pode favorecer o aparecimento de manifestações hemorrágicas.

Qual a prevenção da febre amarela?

A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da febre amarela. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferta vacina contra febre amarela para a população.

Como se prevenir da febre amarela e gripe?

A única forma eficaz para se evitar a doença é através da vacina contra a Febre Amarela. No caso de viagem para as áreas endêmicas, a vacina deve ser aplicada com 10 dias de antecipação. Importante: A Vacina da febre amarela pode ser aplicada a partir dos 9 meses e é válida por 10 anos.

Como se previne a doença febre amarela?

Para evitar ser acometido pela febre amarela, a recomendação é não deixar os mosquitos que transmitem o vírus picá-lo, seja com repelente, seja vestindo roupas longas ou instalando telas. A vacinação, especialmente para quem vai a áreas de circulação dessa doença, também é fundamental.

O que os macacos tem a ver com a febre amarela?

Os macacos (Figuras 2 e 3) não transmitem a febre amarela, eles são vítimas da doença. Como falamos anteriormente, quem transmite o vírus são fêmeas de mosquitos que vivem em área de mata. Esses mosquitos precisam se alimentar de sangue para sobreviver e colocar seus ovos.

Como evitar a febre?

Não é possível prevenir a febre, pois ela é um mecanismo de defesa natural do corpo que se manifesta diante de agentes que causam doenças. O que pode ser feito é prevenir as enfermidades mais comuns que têm a febre como sintoma, como é o caso das infecções por vírus ou bactérias.

O que pode causar febre alta?

“A febre é um sinal de alerta e não uma doença em si. Ela serve para nos alertar que pode haver algo de errado acontecendo com nosso corpo”, frisa o médico. Além dos vírus e bactérias, a febre pode ser causada por insolação, condições inflamatórias, tumor maligno e desidratação.