A liberdade religiosa aos protestantes foi tolerada com a assinatura da Paz de Nurembergue, em 23 de julho de 1532. Essa tolerância seria dada até a realização de um concílio da Igreja. O papa Paulo 3º, no entanto, empenhou-se com todos os meios para evitar que este concílio se realizasse em território germânico.
Foram várias as perseguições que a Igreja fez contra o movimento, levando cada vez mais a radicalidade, seus principais dogmas eram a negação do purgatório, as indulgências, o culto aos santos e os sacramentos, pregando a autoridade somente da bíblia como autoridade de fé.
A Reforma Protestante foi influenciada pelas críticas cada vez mais comuns à Igreja Católica, que proibia a tradução da Bíblia em língua vulgar (como alemão, italiano e inglês, que eram as línguas que o povo efetivamente falava), realizava a prática das indulgências (perdão do pecado mediante pagamento) e vendia cargos ...
A reforma protestante foi um movimento que buscou a renovação dos preceitos estabelecidos pela igreja católica. Ela ocorreu por volta do século XVI na Europa. Lutero o maior percussor da reforma protestante, buscava o fim das indulgências e do vínculo excessivo da igreja na vida política e no Estado.
O sucesso da imprensa de Gutenberg começou sobretudo com sua impressão de cópias da Bíblia, ainda na década de 1440. Mas a utilização da imprensa tornou-se realmente intensa no século seguinte, com a Reforma Protestante empreendida por Martinho Lutero. ... Com a impressa, centenas eram feitas em um único dia.
Os quatro pilares da fé de Lutero O primeiro é a Sagrada Escritura. Ele viu a Bíblia como a única referência da verdade, enquanto a Igreja na época também se baseava em textos adicionais escritos pelo papa e pelo sínodo. O segundo princípio é o de que a salvação só vem por meio da graça de Deus e não por boas ações.
O que são as 95 teses de Lutero? Elas foram publicadas na Paróquia de Wittenberg, na Alemanha, em 1517, e contestavam a venda de indulgências. O fenômeno da Reforma Protestante, ocorrido na Europa do século XVI, foi um dos mais importantes da chamada Idade Moderna. ... Seu nome, Martinho Lutero.
A insatisfação com as práticas e o debate teológico a respeito da salvação foram os fatores centrais que levaram o monge a posicionar-se. O movimento que Lutero iniciou não visava à separação da Igreja, mas sua moralização.
Quando Martinho Lutero escreveu as famosas 95 teses em sua residência sacerdotal em Wittenberg, sua intenção era apenas combater os desmandos na Igreja de Roma (secularização, desrespeito ao celibato).
O culto à Virgem Maria e aos santos foi reafirmado, bem como a existência do purgatório. A crença católica manteria as duas origens: a Bíblia e as tradições transmitidas pela Igreja Católica. A constituição de um catecismo para doutrinar as crianças estava também entre as medidas adotadas.
Ela aconteceu em meados do século XVI, mais precisamente em 1545. Esse foi o momento em que a igreja quis redefinir a sua doutrina, desenvolvendo uma nova disciplina de cristianismo para o clero, já que a população estava se afastando dos dogmas da Igreja, após as denúncias do protestantismo.
A contrarreforma foi o esforço da Igreja Católica para barrar o protestantismo e seu avanço pela Europa. No entanto, alguns historiadores apontam que já existia de modo embrionário uma reforma na Igreja conduzida desde o final do século XV, com Francisco de Cisneros, na Espanha, sendo um caso.
Uma das medidas que foram adotadas pela Igreja Católica foi a convocação do Concílio de Trento, que se realizou entre as décadas de 1540 e 1560. Um concílio consiste na reunião dos membros da Igreja para deliberar sobre questões referentes às bases que sustentam a fé católica.
2. Como instrumentos da Contrarreforma por parte da Igreja Católica, destacam-se EXCETO: (A) a prática da simonia, ou seja, a venda de cargos eclesiásticos.