Alguns cuidados podem ajudar na melhora dos sintomas, como:
Cetoconazol: Nizoral, Lozan, Medicasp ou Medley Cetoconazol; Ácido salicílico: Ionil T, Pielus ou Klinse; Sulfeto de selênio: Caspacil, Selsun ou Flora Selenium; Piritionato de zinco: Payot ou Pharmapele com piritionato de zinco.
Os tratamentos medicinais, como pomadas (geralmente com hidrocortisona), combatem os sintomas das crises e ajudam a reduzir qualquer inflamação e comichão. Os corticosteróides são muito eficazes e de acção rápida, aliviando a comichão nos casos de crises agudas graves.
Para tratar a dermatite seborreica no couro cabeludo, passe primeiro um shampoo antifúngico, como o cetoconazol, para aliviar a coceira. Em seguida, para a limpeza, use um shampoo superleve especialmente formulado para couros cabeludos sensíveis.
O sabonete líquido é mais indicado para o rosto e para as peles sensíveis. O sabão em barra é melhor para o corpo, resume Sônia, mas nada impede que o líquido também ensaboe braços e pernas. Aliás, há quem defenda que esses membros devem ser lavados apenas com água.
Apesar da proibição, a FDA ressalta a importância de lavar as mãos com sabonete para prevenir doenças. Além disso, a decisão não inclui gel antisséptico, lenço umedecido nem produtos antibacterianos utilizados em hospitais e centros de saúde.
Enquanto o sabonete comum apenas remove os micróbios presentes nas nossas mãos, o antibacteriano mata vírus e bactérias. Por sua ação mais específica, é indicado para quem está muito exposto a esses patógenos e também para tratar de feridas e machucados.
Os 5 Melhores Sabonetes Íntimos em 2018
Gino-Canesten® Calm é um sabonete íntimo em gel feito com Glicina, e alivia a coceira vaginal por 12h2. Ele não contém corantes nem conservantes, é testado ginecologicamente e possui fragrância suave. Além disso, sua fórmula foi desenvolvida para que não arda na aplicação durante os períodos de maior sensibilidade.
O que eu mais recomendo para todas as mulheres é usar um sabonete comum de GLICERINA, bastante neutro, ou até mesmo sabonete para BEBÊS, que também tendem a ser delicados. Esses dois tipos costumam beneficiar todas as mulheres, e ainda apresentam custo menos elevado que outros.
Pérez afirma que o importante é usar sabonetes que mantenham o pH da vagina. "Os mais adequados são os de glicerina ou os específicos para higiene íntima, que agora são vendidos como um xampu (líquidos), especialmente para lavar a vulva."
Por isso o ambiente deve ser naturalmente hostil. Portanto ao utilizar o shampoo Johnson's todos os dias, criaria um desequilíbrio no pH da vagina. Deixando a região suscetível a infecções e doenças como candidíase. O uso é igual ao sabonete íntimo comum, basta lavar a região íntima durante o período fértil.
O uso de sabonetes íntimos como Lucretin, Dermacyd ou Intimus, por exemplo, são boas opções para manter a microbiota vaginal normal, no entanto não devem ser usados a toda a hora pois podem acabar por ter o efeito inverso.
Para evitar, lave todas as dobras com cuidado durante o banho utilizando sabonete neutro, sem cheiro e sem cor. Sabonete inadequado – Sabonetes que limpam excessivamente podem causar irritações. Para fazer uma higiene adequada da região vaginal o melhor é usar um sabão com PH neutro e água morna.