(FESPSP - adaptada) - A sequência hierárquica das categorias taxonômicas do homem, indo da mais ampla para a mais específica é: Primata, Mammalia, Hominidae, Chordata, Homo sapiens, Homo. Homo sapiens, Homo, Hominidae, Chordata, Mammalia, Primata.
O principal objetivo da classificação é a compeensão da enorme diversidade de seres vivos existentes. ... É através do agrupamento de pequenos grupos que além de facilitar o estudo mais detalhado permite chegue-se cada vez mais a teoria de todos os seres vivos do planeta terra tenham um único ancestral comum.
Por que é importante classificar os seres vivos? As espécies que estão claramente relacionadas por compartilhar características importantes são agrupadas em um gênero e cada uma recebe dois nomes (nomenclatura binomial), como a espécie de elefante africano Loxodonta africana.
Explicação: As chaves de identificação, também chamadas chaves dicotômicas, são ferramentas que permitem identificar os nomes dos taxa (grupo taxonômico) pertencentes a um grupo de organismos, geralmente numa determinada região geográfica ou ecológica. ... Existem chaves de classificações para todos os seres vivos.
Quando estudamos as relações de parentesco entre duas espécies, teoricamente, houve uma espécie ancestral comum a elas, a que as originou. A importância da filogenia é que ela é uma ferramenta que nos auxilia no estudo da evolução de um grupo ou, de uma determinada característica dentro de um grupo. ...
Uma ferramenta que revolucionou e continua a revolucionar a análise filogenética, é o sequenciamento do DNA.
Há duas maneiras diferentes de representar o conhecimento das relações de parentesco em classificações filogenéticas: por Subordinação e por Sequenciação.
As árvores filogenéticas são diagramas que representam essas relações de ancestralidade e descendências, consistindo em linhas que se bifurcam de acordo com a existência no passado de um evento que transformou uma espécie em duas novas espécies.
Refere-se à filogenia, à história da evolução das espécies, nomeadamente à história genealógica de uma espécie, destacando suas relações de ancestrais e descendentes; filogenésico, filogênico. Etimologia (origem da palavra filogenético).