O núcleo (plural, núcleos) abriga o material genético da célula, ou DNA, e é também o local de síntese de ribossomos, as máquinas celulares que montam as proteínas. ... Esta região mais densamente corada é chamada de nucléolo, e é o local onde os ribossomos são formados.
Os ribossomos são pequenas estruturas granulares encontradas no interior do citoplasma, cujo papel é realizar a síntese de proteínas da célula. Já os lisossomos são organelas que podem ser encontradas em praticamente todas as células eucarióticas (que possuem carioteca).
O núcleo celular é uma estrutura presente nas células eucariontes, que contém o ADN (ou DNA) da célula. É delimitado pelo envoltório nuclear, e se comunica com o citoplasma através dos poros nucleares.
O núcleo é o centro de controle das atividades celulares. A presença do núcleo é a principal característica que distingue uma célula eucariótica de uma procariótica. ... Atualmente, acredita-se que o núcleo é o componente celular que mais desperta interesse na comunidade científica mundial.
O núcleo interno é de consistência sólida e constituído por uma rara liga metálica formada de níquel e ferro, encontrada somente em meteoritos. “O núcleo interno é sólido porque a pressão no centro da Terra é muito alta para a fundição do ferro, mesmo essa região tendo 6 mil graus Celsius.
O manto é a segunda camada da Terra, localizado entre a crosta e núcleo terrestres, com profundidades que vão de 30 km abaixo da crosta até 2.