Manter um jardim ou horta verdinhos requer alguns cuidados como a irrigação correta, exposição ao sol adequada e principalmente, uma boa manutenção do solo. Para que nunca faltem nutrientes para suas plantas, siga essas receitas para fazer adubo caseiro, fácil e rápido.
Você sabia que muito do que vai para o seu lixo orgânico poderia ir para seus vasos de planta? Pois é! No vídeo acima você confere como é possível reutilizar cascas de fruta, flores secas, borra de café, entre outros restos, para criar um adubo coringa poderosíssimo.
Após o acréscimo do café, o adubo se tornará um líquido viscoso marrom pronto para o processo de adubagem. Derrube-o em suas plantinhas com cautela, e em poucos dias/semanas, venha me agradecer.
Colha as uvas assim que elas estiverem doces. Prove as frutas direto da videira antes de pegá-las, pois elas podem parecer maduras antes de realmente estarem. Corte o cacho da videira assim que as uvas estiverem no ponto.
Gostou deste post? Então, leia também outro artigo que vai ajudá-lo a escolher produtos para jardinagem que não podem faltar.
Você deve estar achando estranho, não é? Mas o leite é um ótimo fertilizante para tratar suas plantinhas. Para isso, basta borrifar 100 mL de leite em um litro de água. Essa solução agirá como fungicida. Na verdade, são sais e aminoácidos que atuam nas plantas, tornando-as mais resistentes e, ao mesmo tempo, evitando o surgimento de pragas que causam doenças.
Antes de começar, as cascas de ovos devem estar bem lavadas (para não dar mal cheiro e nem atrair insetos) e secas à sombra para não perder o nitrogênio. Podem ser de galinhas de quintal ou de granja, ambas funcionarão muito bem, o importante é que estejam limpas, para que se possa armazenar a quantidade necessária para a preparação.
Após o processo de liquidificação adicione borrão de café, isso mesmo, aquele “pózinho” molhado que sobra no seu coador também tem muita utilidade pela grande quantidade de nutrientes úteis para as plantas.
Um substrato bem adubado é algo indispensável para flores e plantas frutíferas. Aprenda a fazer um adubo de qualidade para garantir uma boa florada usando sementes de abóbora no vídeo acima.
Com as nossas dicas tentamos ajudar os nossos leitores mas de forma alguma deve ser utilizado o site para substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre o seu médico antes de fazer qualquer uma das nossas dicas. O dicas não terá qualquer responsabilidade pelos seus actos.
No Dicas trabalhamos arduamente para lhe trazer as melhores dicas. O nosso compromisso é o de lhe facilitar ao máximo o seu dia-a-dia com pequenos truques e conselhos que a irão ajudar em algumas tarefas caseiras e não só.
Primeiramente, traçando-se um paralelo, os nutrientes tem papel semelhante nas plantas ao que a alimentação tem para o organismo humano. Com uma alimentação frágil, pouco consistente e nada saudável, o ser humano decresce sua expectativa de vida. O mesmo também acontece com as plantas que não são adubadas, ou são adubadas com poucos nutrientes.
A torta de mamona, farinha de osso, casca de pinus, calcário de conchas, torta de algodão, ureia entre outros podem ser encontrados em casas especializadas, devendo sempre buscar a orientação correta para sua utilização, desde a acidez do solo à necessidade de cada planta.
CONSULTOR: RODRIGO MONTEIRO, mestre em produção vegetal e analista da área de transferência de tecnologia da Embrapa Uva e Vinho, Rua Livramento, 515; Caixa Postal 130, CEP 95700-000, Bento Gonçalves, RS, tel. (54) 3455-8000, [email protected]
Além de ser um excelente repelente para as plantas, visto que afasta as pragas, é um bom fertilizante, pois é rico em carbono e nitrogênio. Porém, a borra de café pura não deve ser adicionada à terra.
Se você aplicar no substrato, contribuirá para deixar as folhas mais verdes e viçosas, já que o cálcio é um mineral presente em grande quantidade no leite. Logo após o uso, descarte esse material.
Todo ano, após a poda produção, deve ser feito uma adubação de produção, ou seja, é preciso dar nutrientes para que a videira produza mais cachos. Essa adubação deve ser feita utilizando-se o NPK granulado formulação no pé da planta.
Faça vários furos de drenagem no fundo de um dos potes de sorvete, cubra com terra e adicione as cascas de legumes, verduras, folhas secas, restos de comida já triturados. Em seguida, cubra todas as cascas com terra, tampe e pronto.
Como fazer:
12 alimentos que podem virar adubo
Para preparar o próprio composto orgânico para adubar sua horta doméstica, pode-se usar as sobras de alimentos crus, resultantes do preparo das refeições, como restos de verduras não temperadas, folhas danificadas, cascas, frutos podres, alguns bagaços, borra de café, cascas de ovos, enfim, todo o lixo orgânico deve ...
A aplicação do adubo orgânico líquido é tão simples quanto a sua produção. Acrescente água em uma proporção de 1 para 10. Ou seja, para cada 1 litro de adubo líquido, use 10 litros de água e assim por diante. Use o líquido sobre o solo onde se encontram as plantas, evitando respingos sobre as folhas e flores.