O frevo tem origem no século XIX na cidade de Recife, em Pernambuco. Foi decorrência da rivalidade entre as bandas militares e os escravos que tinham se tornado livres. A palavra frevo surge como uma corruptela do verbo ferver (“frever”), isso porque o frevo é uma dança frenética, de ritmo muito acelerado.
Osvaldo da Silva Almeida
Principais danças folclóricas do Brasil
Principais danças folclóricas do Brasil
Conhecendo mais sobre as danças folclóricas brasileiras
Principais Danças Folclóricas. ... No país, as danças folclóricas surgiram da fusão das culturas europeia, indígena e africana. Elas são celebradas em festas populares caracterizadas por músicas, figurinos e cenários representativos.
Cacuriá
Resposta. Resposta: Elas acontecem, geralmente, em espaços públicos como praças, ruas, e largos.
Jazz, salsa, salsa cubana, hip-hop, balé, tango, funk, dança de salão, dança do ventre, para citar apenas alguns....20 Estilos de Dança Mais Praticados no Mundo
Tipos de dança Danças solo - quando o dançarino apresenta-se desacompanhado. Danças folclóricas - como Bumba meu boi, frevo, maracatu, carimbó. Dança performática - como o balé, dança contemporânea, sapateado, flamenco, etc. Danças em dupla - danças de casais, como tango, samba, forró, valsa, entre outras.
Balé ou Ballet é um dos estilos de danças mais praticados no mundo, que se originou na Itália renascentista durante o século XV, e que evoluiu ainda mais na Inglaterra, Rússia e França como uma forma de dança de concerto.
A dança se caracteriza pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos ou improvisados, normalmente acompanhada de uma música. Povos de todo o mundo expressam suas culturas e tradições através de danças típicas, transmitidas através de gerações. ...
É uma dança coreana que virou febre também no Brasil. As coreografias misturam street dance, stiletto, pop, balada, eletrônico e hip-hop. Participaram do programa a pediatra e médica do esporte Ana Lúcia de Sá e o coreógrafo Ivaldo Bertazzo. O K-Pop atinge principalmente os jovens entre 15 e 25 anos.
Resposta. Resposta: a arte de movimentar expressivamente o corpo seguindo movimentos ritmados, em geral ao som de música.
Esse artigo tem por objetivo abordar a improvisação a partir três perspectivas sobre a improvisação em dança, a saber: perspectiva histórica, perspectiva da experiência da improvisação e por fim a perspectiva da experiência atencional do improvisador.
Segundo a pesquisadora Judith Lynne Hanna, os elementos da linguagem da dança, que combinados permitiriam a compreensão da dança de acordo com o estilo, a escola ou mesmo a função, são: Espaço: direção, nível, amplitude, foco, ordem e forma. Ritmo: tempo, duração, ênfase e compasso.
O elemento central da Dança é o movimento corporal, por isso o trabalho pedagógico pode basear-se em atividades de experimentação do movimento, improvisação, em composições coreográficas e processos de criação (trabalho artístico), tornando o conhecimento significativo para o aluno, conferindo-lhe sentido a ...
Cada uma desempenha um papel relacionado com os elementos presentes na comunicação: emissor, receptor, mensagem, código, canal e contexto. Assim, elas determinam o objetivo dos atos comunicativos. Embora haja uma função que predomine, vários tipos de linguagem podem estar presentes num mesmo texto.
Estes elementos – ponto, linha, forma, cor, textura, tom, direção, escala, dimensão, movimento – são as bases, segundo Dondis (1997) para rabiscar, esboçar, desenhar, pintar, projetar, construir, esculpir ou gesti- cular, resultando numa imensa variedade de imagens.
Os elementos formais da arte visual são os seguintes: linha, forma, padrão, textura, espaço, cor, ponto, movimento, escala, entre outros.
Os elementos visuais constituem a substância básica daquilo que vemos, e seu número é reduzido: o ponto, a linha, a forma, a direção, o tom, a cor, a textura, a dimensão, a escala e o movimento. Por poucos que sejam, são a matéria-prima de toda informação visual em termos de opções e combinações seletivas.
Um diagrama, um mapa e uma pintura são exemplos de usos da linguagem visual. Suas unidades estruturais costumam incluir linha, forma, cor, movimento,textura, padrão, direção, orientação, escala, ângulo, espaço e proporção. A teoria da arte e do design são usadas para construir composições visuais.
ARTES VISUAIS – Elementos Visuais: as cores e as linhas. As artes visuais são aquelas formas de arte que podem ser percebidas pelo sentido da visão. São artes visuais a pintura, o desenho, a fotografia, o cinema, etc. As cores e as linhas são importantes elementos das artes visuais.
O ponto é a unidade de comunicação visual mais simples e irredutivelmente mínima. Quando fazemos uma marca, seja com tinta, com uma substância rígida como um bastão, pensamos nesse elemento visual como um ponto de referência ou um indicador de espaço.
Os elementos da linguagem visual se articulam para desenvolver o volume e dimensão em uma imagem, por meio da interpretação da imagem que é feita por meio da leitura da obra.
1. O elemento da linguagem visual que desenvolve o volume e dimensão nesses trabalhos trata-se da ilusão de ótica criada a partir dos traços curvos acumulados, que geram a percepção visual de volume que encontramos nas imagens anexadas na questão.