A leitura de Jonas, desde o princípio, foi feita em chave cristológica à obra de Jerônimo (347-420 d.C) In Ionam, revela-se como o primeiro trabalho sobre o tema.
E por que eu fugia? Porque eu fazia coisas erradas e/ou desobedecia quando não queria fazer determinada tarefa dada por meus pais. No contexto do livro de Jonas, é afirmado que Deus determinou que Jonas viajasse para pregar em Nínive. Jonas desobedeceu a Deus, e não ficou por isso mesmo.
Quando Jonas se levantou em desobediência, para fugir, era uma fuga “da presença do Senhor” (Jonas 1:3). Claro que Jonas não podia fugir literalmente de Deus, mas houve uma separação no que diz respeito à sua comunhão com Deus. Desobediência tem como consequência a interrupção da comunhão com Deus.
Haverá castigo sobre nós por cada ato de desobediência a Deus, não devemos nos desviar da sua palavra, não deveríamos ter adorado outros deuses senão ao Senhor. ... Estamos perdidos em uma selva de pedra, cada humano devorando outro por atos e palavras. Pais contra filhos, filhos contra pais, nação contra nação.
Jonas queria que Deus cumprisse o Seu juízo sobre eles. Por isso não foi para Nínive. ... A tripulação pagã acreditava que se houvesse uma tempestade em uma viagem, isso era indício de que uma pessoa dentro do navio era culpada pelo infortúnio e que um dos tripulantes estava em pecado com seu deus.
Curtidor ou curtidora de couro é uma profissão muito antiga, com registros até na bíblia. O curtidor é o profissional que trata peles e couro de animais para uso nos mais diversos fins, como na fabricação de roupas, sapatos, etc.
A distância total de condução de Jerusalém to Ninive é de 1116 km.
A área cercada tinha mais de 100 mil habitantes (talvez até 150 mil), cerca de três vezes mais do que Babilônia na época, colocando-a entre os mais largos estabelecimentos pelo mundo. A grandeza de Nínive teve duração curta.
Capital do reino da Assíria, na margem esquerda do rio Tigre, na antiga Mesopotâmia, Nínive, cujo nome significava "bela", encontra-se próxima da atual cidade de Mossul, no norte do Iraque. Na Bíblia, Jonas é enviado a Nínive para converter o seu povo e, assim evitar a sua destruição (Jonas, 3, 1-10).
Para compreendermos o significado dos acontecimentos do livro de Jonas capítulo 3 é necessário saber que os ninivitas adoravam o deus-peixe, Dagom, parte humano e parte peixe. Eles acreditavam que ele tinha saído do mar, fundado sua nação e que lhes enviava mensageiros do mar de tempos em tempos.
Ninive: Significado “da cidade de Nínive”; “bela, adorável”. A origem do nome Nínive ou Ninive (sem acento) é desconhecida. ... Pelo fato de essa cidade ter sido dedicada à deusa suméria Ishtar, deusa da fertilidade, há fontes que associam o seu significado aos atributos inerentes às deusas, tais como “bela, adorável”.
Jonas é o personagem central do livro de Jonas, no qual Deus ordena que ele vá à cidade de Nínive para profetizar contra ela "porque a sua maldade subiu até a minha presença", mas Jonas, em vez disso, tenta fugir da "presença do Senhor" indo para Jafa (às vezes transliterado como Jopa ou Jope) e navegando para Társis.
Gate-Hefer ou Gath-hepher (hebraico: גַּת הַחֵֽפֶר) era uma cidade fronteiriça no antigo Israel. Era o lar do profeta Jonas. A etimologia do nome é literalmente "prensa de vinho da escavação" e é mencionada duas vezes na Bíblia Sagrada, em Josué 19:13 e em 2 Reis 14:25.
Jonas disse que era hebreu, que temia ao Senhor e respondeu que a culpa era dele, pois havia fugido da presença de Deus. ... Jonas foi para Nínive, assim como Deus havia ordenado, e pregou para o povo da cidade convencendo de seus pecados. Os ninivitas creram na palavra de Deus e se arrependeram de seus pecados.