A prescrição de ferro profilático deve começar a partir do conhecimento da gravidez até o terceiro mês após parto(3). A dose recomendada é de 30 a 60 mg de ferro elementar, o correspondente a 150 a 300 mg de sulfato ferroso ao dia(3).
Sulfato Ferroso comprimido revestido (60 mg de ferro elementar/comprimido revestido): Tomar 1 comprimido revestido (60 mg de ferro elementar equivalente a 428,57 % IDR) por dia, 1 hora antes ou 2 horas depois das refeições, ou a critério médico. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
Para as mulheres grávidas essa quantidade de ferro mínima é de 27 miligramas por dia, e para as não grávidas, de 15 a 18 miligramas. Você não precisa ficar estressada para consumir a quantia recomendada de ferro todos os dias. O importante é manter uma média no decorrer de alguns dias ou uma semana.
A quantidade de ferro elementar varia de acordo com o sal ferroso. O sulfato ferroso, fumarato ferroso e gluconato ferroso contêm 20%, 33% e apenas 12% de ferro elementar, respectivamente.
O ferro bisglicinato quelato é um composto de ferro que apresenta maior tolerabilidade e causa menor incidência de efeitos adversos em comparação aos sais de ferro, como o sulfato ferroso. Ele é composto por duas moléculas do aminoácido glicina ligadas ao íon ferroso (Fe2+) por meio de ligações covalentes.
Sulfato Ferroso Gotas – FURP contém ferro que é um elemento essencial......Bula do Sulfato Ferroso Gotas FURP.
Quanto ao glicinato férrico, está descrito que é menos eficiente que sulfato ferroso na reposição de ferro, tem biodisponibilidade variável, mas apresenta menos efeitos adversos que os sais ferrosos9.
Neutrofer® Fólico atua como antianêmico, especialmente indicado para o tratamento das anemias nutricionais causadas pela deficiência de ferro e ácido fólico (anemias da gravidez, da fase pós-parto, no período da amamentação, em crianças, adolescentes e idosos).
Neutrofer é um medicamento indicado para o tratamento de pacientes com anemia causada pela deficiência de ferro. Ele age repondo o ferro em estados de deficiência, o que ajuda a prevenir a anemia em mulheres e crianças.
Deve-se administrar antes ou após as refeições o importante é ter também um bom consumo de alimentos fonte de vitamina C para que possa ajudar na absorção. Ferro é um elemento melhor absorvido com o estômago vazio. Assim o ideal é que você tome o medicamento 30 minutos antes da próxima refeição.
Instruções de uso: Recomenda-se a administração de Neutrofer® pouco antes ou durante as refeições. Agite bem Neutrofer® gotas e flaconetes antes de usar. Neutrofer® gotas pode ser misturado em suco de frutas, refrigerantes, leite, papinhas ou sopinhas e em alimentos em geral após o preparo.
Nas anemias carenciais graves, a fim de garantir um tratamento eficiente com total reposição das reservas orgânicas de ferro, pode-se continuar a administração de Neutrofer® durante 1 mês após o desaparecimento dos sintomas clínicos e a normalização da taxa hemoglobínica, conforme critério médico.
Instruções de uso: - Recomenda-se a administração de Neutrofer® pouco antes ou durante as refeições. - Agite bem Neutrofer® gotas e flaconetes antes de usar. Neutrofer® gotas pode ser misturado em suco de frutas, refrigerantes, leite, papinhas ou sopinhas e em alimentos em geral após o preparo.
Suas fezes poderão se tornar escuras durante o tratamento com preparados contendo ferro, este fato é inofensivo e é causado pela presença do ferro não absorvido nas fezes. Você não deve utilizar o sulfato ferroso por períodos prolongados e em doses acima das recomendadas, exceto por indicação do seu médico.
As mais comuns são digestivas e incluem náuseas, distensão abdominal, anorexia, pirose, vômito, diarreia ou obstipação. Como ocorre com os demais sais de ferro, o sulfato ferroso pode agravar problemas gastrintestinais prévios, como úlcera péptica, colite ulcerativa e enterite regional.
O especialista diz que o suplemento deve ser tomado pela mulher durante toda a gravidez e até após o parto, ou seja, durante o puerpério. Sulfato Ferroso: tem a função de surpir a deficiência de ferro no sangue e prevenir a Anemia Ferropriva, que é a anemia mais comum durante a gestação.
Portanto, a quantidade insuficiente desse nutriente durante a gravidez pode gerar malformações cerebrais e visuais para o bebê, provocar o parto prematuro ou o baixo peso ao nascer.