Os mamulengos encantam pela beleza e ensinam sobre o folclore e os costumes do interior nordestino. Todos os personagens do imaginário popular têm espaço reservado. Um deles é o próprio professor Tiridá, que dá nome ao lugar.
A Diferença entre FANTOCHE e uma MARIONETE. Fantoche é uma espécie de boneco animado por uma pessoa, diferindo da marioneta pela forma de manipulação — o fantoche é manipulado internamente, ao passo que a marioneta é, via de regra, suspensa por fios invisíveis.
1. Autómato ou boneco que se faz mover por meio de cordéis ou com a mão.
Marioneta – Wikipédia, a enciclopédia livre.
Teatro de fantoches, teatro de bonecos ou teatro de marionetes é o termo que designa, no teatro, à apresentação feita com fantoches, marionetes ou bonecos de manipulação, em especial aqueles onde o palco, cortinas, cenários e demais caracteres próprios são construídos especialmente para a apresentação.
Ela era normalmente exibida durante as feiras livres nos burgos. Em terras americanas, o Teatro de Bonecos chegou pelas mãos dos colonizadores, em meados do século XVI, na era das grandes descobertas. Desta forma este movimento cultural aportou no Brasil, mais uma vez como instrumento de doutrinação religiosa.
Escritor e dramaturgo pernambucano. Os primeiros bonecos, que se tem notícia, no “Brasil Colônia”, são bonecos de luva portugueses e espanhóis. No século XIX, imigrantes germânicos trouxeram o seu teatro de títeres, o Kaspels Theater, também de luvas.
GINU, Mestre. Escultor. Januário de Oliveira (1910: Recife, PE – 1977: Idem). Artista plástico que se dedicou à produção de mamulengos, bonecos de pano e madeira utilizados como fantoches em apresentações teatrais muito populares no Nordeste brasileiro.