Esse profissional serve como um guia, que nos ajuda pelos caminhos tortuosos da vida. ... Ele nos auxilia a lidar com problemas passados e a enfrentar os problemas futuros com mais firmeza e segurança, adquirindo maior conhecimento quanto a nós mesmos.
A Psicologia da Saúde é a área da Psicologia que estuda o comportamento humano no contexto da saúde e da doença, buscando compreender o papel das variáveis psicológicas sobre a manutenção da saúde, o desenvolvimento de doenças e comportamentos associados à doença.
O psicólogo hospitalar tem como objetivo acompanhar o paciente e os familiares que fazem tratamento devido ao adoecimento. ... Por exemplo, o trabalho junto a pacientes terminais, o psicólogo atua no acolhimento e escuta de modo a auxiliar o paciente a elaborar sua vida e ressignificar sua morte.
A inserção da psicologia na sociedade é fundamental para entender como o ser humano constrói sua história, quais são as suas expectativas para o futuro, qual a sua relação com o passado e o que ele está vivenciando e construindo no presente. ... Todos precisam de um tempo para si”, exalta a psicóloga.
Psicólogo é um profissional que busca entender os comportamentos e as funções mentais do ser humano. Ele aplica métodos científicos para compreender a psiquê humana e atuar no tratamento e prevenção de doenças mentais e melhorar sua qualidade de vida.
Fazer psicoterapia possibilita o autoconhecimento, a solução de conflitos e a melhora da saúde mental. É nela que o paciente olha para si mesmo e pensa nas razões que levam à determinados pensamentos ou atitudes em relação a uma área de sua vida.
O intuito da terapia é tratar problemas emocionais, comportamentais e psicológicos. No tratamento, o psicólogo ajuda o paciente a refletir sobre seus problemas, encontrando novos meios de lidar com eles.
O terapeuta ocupacional é o profissional que busca ajudar o paciente a realizar atividades cotidianas (ocupações) quando existem tais problemas. ...
Características que a distinguem de outras formas de psicoterapia são o tempo curto e limitado e a eficácia comprovada através de estudos empíricos, em várias áreas de transtornos emocionais, como depressão, transtornos de ansiedade (transtorno de ansiedade generalizada, fobias, pânico, hipocondria, transtorno ...
A Terapia Cognitiva é uma forma focalizada de psicoterapia em que o terapeuta e o cliente trabalham juntos como uma equipe para identificar e resolver problemas. Os terapeutas ajudam os clientes a superar as dificuldades, trabalhando com seus pensamentos, comportamentos e reações emocionais.
A teoria comportamental, tendo como pilares a análise experimental do comportamento e o behaviorismo radical, se diferencia da terapia cognitivo-comportamental por seus pressupostos teóricos e práticos, pois sua compreensão do problema psicológico se baseia no selecionismo, ou seja, todo comportamento independentemente ...
Deste modo behavioristas radicais enfatizam a determinação ambiental na compreensão dos comportamentos (abertos e encobertos) do indivíduo, enquanto cognitivo-comportamentais priorizam os processos cognitivos, considerando que o homem reage a um ambiente percebido e não a um um ambiente real.