A contabilidade é responsável por mensurar os dados financeiros da empresa, como custos, receitas, despesas e etc. ... Além disso, a prática contábil auxilia na gestão empresarial, buscando manter a situação financeira estável e positiva, desde o fluxo de caixa até o balanço patrimonial.
A Contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando- os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões.
Encontramos a importância da contabilidade na administração ao confirmar sua eficácia como um instrumento de análise, gerência e decisão em que os gestores utilizam-se de suas demonstrações para o gerenciamento e planejamento estratégico, auxiliando-os na tomada de decisões de caráter organizacional.
A Contabilidade deixou de ser um simples instrumento de registro e de controle, para desempenhar um papel muito mais importante na vida da administração de uma entidade, ou seja é hoje a Contabilidade um poderoso instrumento que dispõe o administrador do patrimônio para a tomada de decisões.
A Contabilidade Pública é um ramo da contabilidade regido pela Lei 4.
Técnicas Contábeis
Alguns exemplos de usuários da contabilidade são: os fornecedores, os investidores, o governo, os funcionários e os bancos. De um modo geral, podemos dividir estes usuários em dois grandes grupos, quais sejam os usuários internos e os usuários externos.
09 - Quem são os principais interessados na auditoria? Os usuários previstos são a pessoa, as pessoas ou o grupo de pessoas para quem o auditor independente submete seu relatório de asseguração. A parte responsável pode ser um dos usuários previstos, mas não pode ser o único.
Na dinâmica do mercado, os principais usuários da Contabilidade são: Investidores - têm uma parcela da empresa; injetam montantes financeiros; administradores - fazem a gestão e contabilidade das empresas.
Os usuários internos são proprietários e administradores de todos os níveis da empresa e os usuários externos são os acionistas e investidores e financiadores em geral, como bancos e fornecedores, entidades governamentais como físico e muitos outros.