Basofílico (basófilo) é um termo técnico usado por histologistas. Descreve a aparência ao microscópio de células e tecidos, após uma seção histológica ter sido colorida por corantes básicos. O mais comum deles é a hematoxilina. A característica de uma estrutura biológica ser basófila é chamada basofilia.
A hematoxilina é um corante básico, que tem atração a substâncias ácidas (lembra que os opostos se atraem). Essas substâncias ácidas, portanto, são coradas pela hematoxilina, e recebem o nome de basófilas (que fixam corantes básicos, pois “gostam” de básicos).
Os componentes dos tecidos que se coram prontamente com os corantes básicos são chamados basófilos; os que têm afinidade pelos corantes ácidos são chamados acidófilos. ... A eosina é um corante ácido e cora os elementos básicos da proteína do citoplasma de maneira acidófila.
A coloração visa contrastar as estruturas teciduais. A ação da maioria dos corantes se baseia na interação entre os radicais ácidos ou básicos dos elementos químicos dos mesmos com os dos tecidos.
Uma das técnicas mais utilizadas é a que reúne dois corantes chamados hematoxilina e eosina e a coloração é denominada abreviadamente HE ou H&E. Os cortes são habitualmente corados inicialmente com hematoxilina e em seguida com eosina.
Para se colorir convenientemente a célula, deve-se recorrer a um método de coloração sucessiva do núcleo e do citoplasma. A combinação mais comum de corantes usada em histologia e histopatologia é a hematoxilina e eosina (HE). ... Ademais, o corante que resulta (hematoxilina-hemateína) não tem afinidade para os tecidos.
A histoquímica é uma técnica histológica que tem por objectivo a identificação da natureza química de constituintes celulares. Consiste na coloração específica desses constituintes, recorrendo basicamente a substâncias que, reagindo com os componentes celulares, dão origem a produtos corados.
Objetivo / Princípio. A hematoxilina e eosina (H&E) é a principal coloração em anatomia patológica e provavelmente a mais utilizada em histologia. Permite a visualização de vários constituintes celulares, nomeadamente do núcleo, citoplasma e tecido conjuntivo.
Acidofílico (acidófilo ou ainda acidúrico) é um termo usado por histologistas. Descreve a aparência ao microscópio de células e tecidos, após uma seção histológica ter sido colorida por corantes ácidos. ... Refere-se também a qualquer substância que colore-se facilmente por ação de corantes ácidos.
Os tecidos precisam ser preparados para o estudo através da microscopia de luz. ... Assim, é necessária a obtenção de fragmentos dos tecidos que serão coletados, cortados em seções muito finas e transparentes, sendo depois corados para visualização.
Por ter caráter ácido, o núcleo terá afinidade pelo corante básico, que é a hematoxilina, de cor roxa. As estruturas que se coram por corantes básicos são basófilas.
A histologia (do grego histos= tecido ou teia) é o estudo da formação, estrutura e função dos tecidos biológicos. Os tecidos são grupos organizados de células que realizam funções específicas no organismo. Existem quatro tipos básicos de tecidos: tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso.
Os diversos tecidos do corpo humano apresentam diferentes taxas de renovação, determinadas pela intensidade com que ocorrem as divisões celulares (processo no qual são geradas novas células) e a morte de células, entre outros fatores.
Como estudar histologia melhor?
1 ?Os Melhores livros de Histologia:
Você pode preparar uma lâmina para observar cloroplastos da seguinte maneira:
Histologia significa a ciência que estuda os tecidos (origem grego-histos: rede ou tecido; logia: ramo de aprendizado). Por estabelecer o significado de aspectos microscópicos característicos de células e tecidos, os estudos histológicos elucidam as relações entre estrutura e função.
É um conjunto de várias células com funções e formatos iguais. Os tecidos do corpo humano são grupos de células com formato e funções parecidas. O principal objetivo dos tecidos do corpo humano é sustentar o corpo. A ciência responsável pelo estudo dos tecidos é a histologia.