Profissionais de Odontologia podem atuar em atividades voltadas à promoção da saúde, diagnóstico e tratamento, reabilitação, saúde pública, ensino, pesquisa e extensão. ... Por isso, pode atuar com tratamento dos dentes, da boca e dos ossos da face, além da saúde e estética bucal.
Denominam-se exames trabalhistas ou exames para fins trabalhistas, a minuciosa avaliação clínica, incluindo anamnese geral, anamnese ocupacional, exame físico, exame mental e, por vezes, exames complementares, realizado por médicos ou cirurgiões dentistas nos seus- respectivos campos de atuação, com a finalidade de a- ...
Os principais riscos do cirurgião-dentista são relacionados a agentes físicos (ruído, iluminação, e radiação), químicos (por exposição a produtos químicos em geral e mercúrio), biológicos (exposição principalmente ao HBV e HIV) e ergonômicos (hábitos, posturas inadequadas e movimentos repetitivos em excesso).
As principais doenças identificadas foram: desordens musculoesqueléticas, estresse, perda auditiva induzida pelo ruído (PAIR), contaminação por mercúrio, hepatite e dermatoses.
Posicionamento Ergonômico ideal De acordo com as posições consagradas em ergonomia, o ideal é que o dentista ocupe a posição de 9h e o auxiliar a de 3h. Dessa maneira é possível trabalhar com visão direta, tanto da mandíbula como da maxila. ... No caso de o profissional ser canhoto, a posição é invertida com a auxiliar.