EQST

O Que Significa Artigo 181?

O que significa artigo 181?

Prescreve o artigo 181 do Código Penal (clique aqui) que é isento de pena quem comete delitos contra o patrimônio em prejuízo do cônjuge, na constância da sociedade conjugal (inciso I) e de ascendentes ou descendentes, seja o parentesco legítimo ou ilegítimo, civil ou natural (inciso II).

Qual é o artigo 180 do Código Penal?

180. Adquirir, receber ou ocultar, em proveito próprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, ou influir para que terceiro, de boa fé, a adquira, receba ou oculte: Pena - reclusão de 1 (um) a 4 (quatro) anos e multa de Cr$500,00 (quinhentos cruzeiros) a Cr$(dez mil cruzeiros).

É crime filho roubar pai?

Portanto, nota-se que, a pessoa que furta o pai: Em regra: não responde por crime algum, pois trata-se de escusa absolutória.

O que significa o artigo 183?

183 - Não se aplica o disposto nos dois artigos anteriores: I - se o crime é de roubo ou de extorsão, ou, em geral, quando haja emprego de grave ameaça ou violência à pessoa; II - ao estranho que participa do crime.

O que são as escusas absolutórias?

As escusas absolutórias são causas excludentes da punibilidade previstas no Código Penal brasileiro, é o caso, por exemplo da absolvição de um filho que furta coisa móvel pertencente ao seu pai. A consequência jurídica sob o ponto de vista teórico, varia conforme a corrente da dogmática penal adotada.

O que fazer com crianças que pegam dinheiro dos outros?

Se a criança pega um objeto que não lhe pertence, é preciso relembrá-la (brevemente) de algumas regras sociais e ajudá-la a encarar as consequências de seus atos, entre eles, o outro ficar sem seu objeto – portanto, a necessidade de devolver ao dono (ou lugar) o que não é seu.

Como se chama a pessoa que tem a doença de roubar?

Cleptomania é um distúrbio psicopatológico que faz com que a pessoa comece a furtar coisas diversas inclusive sem valor, como pedaços de giz, sabonetes, canetas, etc., sem muita consciência e muitas vezes sem necessidade para autor .

Como ajudar uma pessoa com cleptomania?

O tratamento recomendado é psiquiátrico e psicoterapeutico, aliado ao uso de medicamentos, como antidepressivos e estabilizadores de humor. “É importante que o cleptomaníaco se trate para controlar seus impulsos, pois, muitas vezes ele pode até parar na cadeia.

O que significa a pessoa hipocondríaca?

Trata-se de uma patologia na qual a pessoa acredita que possui uma doença, geralmente séria, mesmo sem nenhuma evidência médica. O hipocondríaco tem o costume de procurar médicos e fazer exames rotineiramente, além de possuir um medo excessivo da morte.

O que quer dizer a palavra cleptomania?

substantivo feminino Impulso anormal ou tendência incontrolável que leva alguém a roubar, não se importando com o valor da coisa roubada, chegando a roubar coisas sem valor algum. Etimologia (origem da palavra cleptomania). Clepto + mania.

Como se deve lidar com uma pessoa hipocondríaca?

6 melhores maneiras de lidar com um paciente hipocondríaco

  1. Não solicite exames desnecessários. ...
  2. Agende consultas regulares. ...
  3. Não diagnosticar descartando. ...
  4. Documente a presença de ansiedade de doença. ...
  5. Discuta os medos do paciente. ...
  6. Aborde os sintomas que desafiam o diagnóstico.

Como saber se uma pessoa é hipocondríaco?

A pessoa com Hipocondria é aquela que, em algum momento da vida, começa a desenvolver uma preocupação excessiva com a saúde. Geralmente, ela acredita que qualquer coisa que esteja acontecendo no corpo dela — desde dores musculares até a coloração um pouco mais amarela da urina — é, na verdade, uma doença muito grave.

Como um hipocondríaco se acalmar?

Um tratamento excelente para hipocondríacos é a terapia cognitivo-comportamental (TCC), pois foca em cessar condutas prejudiciais, substituindo-as por padrões de comportamento mais saudáveis. Por vezes, pode haver exposição aos medos irracionais da pessoa.

Estou com mania de achar que estou com alguma doença?

A hipocondria, conhecida popularmente como "mania de doença", é um transtorno psicológico onde existe uma preocupação intensa e obsessiva pela saúde.

Como lidar com um paciente?

Dica para lidar com paciente exigente Ofereça o máximo de informações sobre seu quadro e o tratamento. Mostre que sabe o que está dizendo. O ouça o com atenção, tire todas suas dúvidas de forma clara e transparente. Assim, ele se sentirá mais seguro e terá mais respeito por sua atuação.

Quando o medo se torna doença?

Fobia: Quando o medo se torna uma doença.