A sua função é evitar o gol, evitando que o clube adversário marque pontos. Justamente por ser a sua função diferente da dos demais jogadores, é protegido por regras específicas.
Ser goleiro é ser herói e vilão. ... É saber dizer que falhas fazem parte, pois só quem joga lá sob as traves sabe o quanto defesas que parecem fáceis podem ser bem mais difíceis do que se espera. Enfim, ser goleiro é ser o coração do time, mesmo num jogo onde o principal objetivo você deve evitar.
Hoje em dia, a sua posição dentro do jogo é primordial, pois na grande maioria dos casos, é ele quem orienta frequentemente a sua equipe. O goleiro possui diversas responsabilidades, como defender com os pés, encaixar a bola com perfeição, fazer a defesa na meta, defender a meia altura, e por aí vai.
Características físicas: resistência, força, coordenação, flexibilidade, impulsão e agilidade. Características técnicas: cabeceio, manejo de bola, antecipação, desarme e entrega de bola. Características táticas: entrosamento com os companheiros, sentido de cobertura e domínio de espaço.
Tecnicamente o(a) goleiro(a) deve ter agilidade, flexibilidade, equilíbrio, coordenação e um ótimo tempo de reação. Ter habilidade com as mãos e com os pés, saber realizar queda, rolamento, lançamento, passe e chute.
7 habilidades que um goleiro deve ter são: