As plantas são divididas em briófitas (as mais simples, sem vasos condutores de seiva), pteridófitas (já têm vasos condutores de seiva, mas não têm flor nem semente), gimnospermas (que têm sementes não revestidas, como o pinhão, do pinheiro do Paraná), e as angiospermas (plantas com sementes revestidas em frutos e que ...
A maioria das espécies de briófitas apresentam reprodução sexuada, já a das angiospermas inicia-se com a polinização, que é o encontro do grão de pólen com a parte feminina de uma flor, mais precisamente o estigma.
Significado de Prótalo substantivo masculino [Botânica] Pequena lâmina verde onde se encontram os anterídios e arquegônios de uma planta criptógama.
Pteridófitas: apresentam vasos condutores, em razão disso, percebe-se que só as briófitas (que não tem vasos condutores) são pequenas, pois a condução de nutriente é feita por difusão. Gimnospermas: a presença da semente e do grão de pólen.
Nesses vegetais, portanto, já é possível observar a presença de xilema e floema, duas estruturas responsáveis pelo transporte de substâncias no interior da planta. Graças a essa característica, as pteridófitas possuem um porte superior ao das briófitas.
Resposta. Apesar de seres de grupos diferentes, a semelhança consiste na capacidade de realizar fotossíntese, presença de gametângio revestido e por serem eucariontes.
As Pteridófitas assim como as Briófitas, necessitam da água para a reprodução, pois apresentam também anterozoides flagelados que dependem de se locomover até a oosfera, não apresentando também sementes, flores e nem frutos, sendo subdivididas em quatro divisões que são a Psilotophyta, Lycophyta, Sphenophyta e ...