A microfilmagem de documentos trata-se de uma metodologia usada para preservar a informação e a imagem documental. Tal sistema ainda permite converter o microfilme em imagem digital, garantindo rapidez no acesso a partir do gerenciamento eletrônico de arquivos, ou seja, a consulta feita diretamente no computador.
Antes do processo de microfilmagem, primeiramente, os documentos precisam ser digitalizados e indexados para facilitar o acesso, controle e localização das informações contidas nos documentos. Depois da organização e classificação dos arquivos, todas as informações são processadas e passadas para microfilme.
A microfilmagem do cheque é como uma cópia xerox da folha de seu cheque emitida,e serve pra você consultar,ou como prova se algum dia um cheque seu for adulterado.
Conheça 7 vantagens da microfilmagem de documentos
A microfilmagem é uma metodologia utilizada para a preservação de informações e dos arquivos. Consiste na captação da imagem através de processo fotográfico. Os arquivos são consideravelmente reduzidos através da microfilmagem, tornando-se um método de armazenamento prático e eficiente.
Se a cópia do cheque for requerida na agência bancária, a tarifa pode variar entre R$ 4,50 e R$ 6, segundo o Banco Central. Na página do BC (www.bc.gov.br), o internauta pode ter acesso ao valor máximo cobrado para determinados serviços.
Microfilmagem cheque Bradesco No Bradesco você também pode emitir a microfilmagem diretamente no extrato de cheques no internet banking. Você pode visualizar ou imprimir rapidamente. Se for solicitar o microfilme em uma das agências é preciso pagar o valor de 6,10 reais.
Sim, o cheque pode ser devolvido como sem fundo ou qualquer outro motivo de devolução. ... Se o cheque foi regularizado e reapresentado para depósito, a instituição financeira poderá devolve-lo caso não haja fundos para a transação.
CHEQUE DEVOLVIDO PELO MOTIVO 39 (IMAGEM FORA DO PADRÃO). EXERCÍCIO REGULAR DE UM DIREITO POR PARTE DO BANCO. FALHA NA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO NÃO CONFIGURADA.
A insuficiência de fundos é o principal motivo para devoluções. Por conta disso, o índice de cheques devolvidos foi de 2,36% no último ano, um recorde histórico. Quando essa prática é feita de forma deliberada, configura crime de estelionato.
expressão Prática Espúria. Ação de apresentar, num mesmo dia, de três cheques que pertencem a conta encerrada de uma pessoa física ou jurídica. Etimologia (origem da palavra espúria).
Cheques irregulares Motivo 33 – Divergência de endosso (significa que o cheque emitido é de um banco mas por engano foi depositado em outro, indica-se reapresentação do cheque para o banco correto).
Motivo 37 – Cheque com registro inconsistente (é verificado no cheque em questão algo que não se pareça com o original, podendo ser a digital ou a grafia). Motivo 39 – Imagem fora do padrão, ocorre quando a compensação deste é feita por imagem e a mesma não procede.
- Havendo regularidade do título e sua regular compensação, mostra-se indevida a devolução do cheque pelo motivo 37 (Registro Inconsistente), tendo a instituição financeira responsabilidade civil de indenizar o cliente pelos danos morais sofridos com a referida devolução.
42 – Cheque não compensável na sessão ou sistema de compensaçao em que apresentado e os recibos interbancários quando trocados em sessão indevida. 43 – Cheque devolvido anteriormente pelos motivos 24,31 e 34, não passível de reapresentação em virtude de persistir o motivo da devolução.
Apresentação indevida Motivo 37, 38, 39, 41 e 42: o próprio banco vai resolver o problema e reapresentar o cheque na conta. Motivo 40, 43, 44, 45 e 49: procurar o emissor e trocar o cheque. Motivo 48: no campo nominal, colocar o nome do beneficiário do cheque e reapresentar na conta.
O cheque cujo motivo de sustação declarado pelo emitente foi o de extravio, ou desacordo comercial, ou ainda outro motivo de exclusivo interesse do emitente, será devolvido pelo motivo 21 – contra-ordem (ou revogação) ou oposição (ou sustação) ao pagamento pelo emitente ou pelo portador.
O cheque sustado por desacordo comercial (alínea 21) pode ser protestado? R. Sim, o cheque sustado pelo motivo da alínea 21 pode ser protestado. Entretanto, no caso das alíneas 20,25, 28, 30 e 35 (cheques roubados, extraviados etc.), o Tabelião deverá opor dúvida à tomada do protesto, na forma do art.
Sustar cheque é o ato de anular ou invalidar a compensação do valor especificado no mesmo pelo próprio emissor, e para ser considerado uma ação legal, deve vir acompanhado de um motivo aceitável, tal como roubo, furto ou desacordo comercial.
O alerta é do tabelião substituto Vinícius Toscano de Brito. Segundo ele, a aparte que tem um cheque em mãos, devolvido por falta de fundos ou sustado sem motivos, carimbado pelo banco (indicando a alínea 21) pode ser protestado em cartório. “Esses cheques podem ser apresentados em cartório para protesto.