O complexo de golgiense, também denominado de complexo de Golgi ou aparelho de Golgi, é uma organela celular que está relacionada com o processo de secreção de substâncias. Trata-se de uma estrutura formada por várias vesículas achatadas, as quais estão dispostas formando uma espécie de pilha de vesículas.
Gabarito: O complexo de Golgi recebe e processa proteínas sintetizadas no retículo endoplasmático rugoso. A maioria dessas proteínas formadas no RER pelos ribossomos aderidos a sua membrana externa são incorporadas por carboidratos dentro do retículo formando glicoproteínas.
A função principal do complexo de Golgi é realizar o processamento de proteínas gerados no retículo endoplasmático. Ela também ajuda no transporte de lípidos em torno das células e na criação dos lisossomas.
O acrossomo é uma estrutura presente na cabeça dos espermatozóides. É composta por uma bolsa que contém enzimas digestivas. O acrossomo possui função de auxiliar na penetração do espermatozóide no óvulo, através da ação dessas enzimas.
O complexo de Golgi também possui um papel importante na formação do acrossomo, que é a estrutura localizada na cabeça do espermatozoide a partir da união de diversos lisossomos que formam uma vesícula composta de enzimas digestivas. Estas são responsáveis pela perfuração da membrana do óvulo.
O ribossomo é uma peça (organela) da célula formada por um complexo de RNA e proteínas. É para ele que o chamado RNA mensageiro se dirige, levando a "receita" dos genes (DNA) para a produção de proteínas, que são os tijolos básicos para construir um organismo.