O hipotálamo é uma região do diencéfalo, que faz a ligação do sistema nervoso com o sistema endócrino. É ele quem coordena a atividade da hipófise, por meio de hormônios liberadores. Ou seja, algum estímulo chega ao hipotálamo e estimula a liberação de determinado hormônio liberador.
A partir de sua relação com o hipotálamo, a hipófise representa locais de interação entre o sistema endócrino e o sistema nervoso. O hipotálamo, que é uma região do cérebro, regula a atividade secretora da hipófise.
O hipotálamo controla a hipófise. O hipotálamo é uma região do cérebro que liga o sistema endócrino ao sistema nervoso de praticamente todos os animais vivos.
Como os hormônios são transportados no sangue? Quando caem na circulação sanguínea, os hormônios são transportados por proteínas chamadas “carreadoras”. A fração livre do hormônio liga-se a seu receptor na célula alvo para produzir seus efeitos ou serem destruídos.
Os hormônios são substâncias químicas produzidas pelas glândulas, tecidos especializados e neurônios, que equilibram as funções biológicas do corpo. Cerca de 50 tipos de hormônios são produzidas pelas glândulas endócrinas.