O anterozoide é a célula sexual (ou gâmeta) masculina das plantas, mas também das algas, nos casos em que existe heterogamia. ... De facto, a flor é uma adaptação das plantas à vida em terra seca e consiste, essencialmente, na proteção dos anterozoides em grãos de pólen, cuja função é guiar os anterozoides até aos óvulos.
a) Anterozoides equivalem aos espermatozoides humano e a oosfera equivale ao óvulo humano. São gametas das plantas, sendo o anterozoide o gameta masculino e é produzido pelo anterídio e a oosfera o gameta feminino que é produzido pelo arquegônio.
O anterídio é responsável pela produção dos gametas masculinos conhecidos por anterozoides. ... Os arquegônios são estruturas multicelulares que produzem apenas uma oosfera (gameta feminino) — uma estrutura imóvel, diferentemente dos anterozoides.
Óvulo é a célula reprodutiva feminina das plantas, que se reproduzem sob a forma sexuada, que após se encontrar a célula reprodutiva masculina, irá dar a origem a célula-Ovo, que por vez irá formar a semente, através da qual os vegetais darão sequencia à perpetuação da espécie, através dos tempos.
Os óvulos são gametas femininos formados a partir de ovogônias (células precursoras) em um processo chamado de ovulogênese ou ovogênese. O óvulo humano é, na verdade, um ovócito secundário, que tem forma esférica e é constituído por membrana plasmática, citoplasma e núcleo.
substantivo masculino Célula fêmea destinada a ser fecundada. [Botânica] Pequeno órgão contido no ovário, que encerra a célula fêmea, ou oosfera, de onde sairá a semente após a fecundação pelo pólen. Farmacologia.
Fecundação ou Fertilização é uma das etapas da reprodução sexuada, na qual as células sexuais ou gametas se unem originando o zigoto ou célula-ovo. O zigoto passa por muitas divisões celulares originando um embrião, que se desenvolverá formando um novo ser.
A fecundação humana é a união do óvulo (gameta feminino) e do espermatozoide (gameta masculino), resultando em um óvulo fertilizado conhecido como zigoto. ... Com objetivo reprodutivo, ou seja, dar origem a um novo ser, a fecundação humana, também chamada de fertilização, acontece normalmente na tuba uterina.
Nas gimnospermas, entre as quais as coníferas, os óvulos formam-se na superfície de uma escama ovulífera (portadora de óvulos), geralmente dentro de uma pinha (também designado por megastróbilo). Nos extintos pteridófitos com sementes, os óvulos surgiam na superfície das folhas.
Ciclo de vida das Gimnospermas Então, quando o gameta masculino atinge o óvulo, inicia-se a germinação e a formação do tubo polínico. Mais ou menos depois de 30 dias, o megasporócito sofre mitose e nasce uma estrutura chamada megagametófito, que, por sua vez, origina os arquegônios.
Estróbio
Os frutos surgem do desenvolvimento dos ovários, geralmente após a fecundação dos óvulos. ... Existem casos, porém, em que ocorre a formação de frutos sem que tenha havido polinização. Algumas estruturas vegetais são formadas pela união de partes do fruto com a semente e outras são apenas sementes.
Em botânica, o ovário é uma parte do gineceu, que contém os óvulos a serem fecundados, constituindo a sua parte inferior. O ovário é formado por uma ou mais folhas modificadas que recebem o nome de carpelos que representam os macrosporófilos, que poderão ser livres ou fundidos...
Após a fecundação da flor, o ovário irá desenvolver-se em fruto, e o óvulo dará origem à semente.
Após a polinização e a fecundação, a flor sofre uma modificação extraordinária. De todos os componentes que foram vistos anteriormente, acabam sobrando apenas o pedúnculo e o ovário. Todo o restante degenera. O ovário sofre uma grande modificação, se desenvolve e agora dizemos que virou fruto.
a) ( ) As plantas reproduzem-se de três formas diferentes: reprodução sexuada, fotossíntese e reprodução assexuada.