Resposta. Pode-se entender o Naturalismo como uma particularização do realismo que estabelece um nexo de causa e efeito entre alguns fatores sociológicos e biológicos e a conduta das personagens.
(PUC-RJ) Estão relacionadas abaixo uma série de características de movimentos literários. Delas apenas uma não se refere ao Naturalismo. Qual é? a) Busca da objetividade científica.
(PU C-RJ) Estão relacionadas abaixo uma série de características de movimentos literários. Delas apenas uma não se refere ao Naturalismo. Qual é? a) Busca da objetividade científica.
O realismo lidava com assuntos que descreviam o cotidiano das pessoas comuns, sendo uma espécie de relato dos acontecimentos cotidianos das classes média e baixa da sociedade. Por outro lado, o naturalismo se concentrava em tópicos mais sombrios que envolviam a vida do homem comum.
O realismo, movimento estético predominante no mundo ocidental no último quartel do século XIX, surgiu como uma onda de oposição à subjetividade e ao individualismo da tendência artística anterior, o romantismo.
A linguagem do realismo é baseada na realidade do cotidiano comum, marcada pela tendência ao cientificismo e a oposição ao romantismo. Os escritores do realismo não utilizavam a subjetividade como forma de expressão em suas obras.
O realismo foi um movimento oposto ao Romantismo, escola literária anterior que tinha como principais características a subjetividade, o individualismo, a fuga da realidade e a idealização da vida e de seus personagens.
5. (FMTM) Assinale a alternativa em que se encontram características da prosa do Realismo: a) Objetivismo; subordinação dos sentimentos a interesses sociais; críticas às instituições decadentes da sociedade burguesa. b) Idealização do herói; amor visto como redenção; oposição aos valores sociais.
O escritor desenvolve uma ironia feroz, retrata um humor velado e amargo em relação àquilo que retrata. Nessa nova fase incluem-se os romances Quincas Borba (1891), Dom Casmurro ( 1899), Esaú e Jacó (1904) e Memorial de Aires (1908).
Como escritor, as principais características de suas obras são:
Resumo Fuvest 2016: O Cortiço, de Aluísio Azevedo - Movimento literário. 1 - A obra se insere num movimento chamado Naturalismo e, portanto, tem como características: comportamentos muito influenciados pela natureza, além de tratar sobre temas como os vícios humanos e a miséria presentes no cotidiano das pessoas.
Aluísio Azevedo foi o principal autor da vertente naturalista no Brasil e o primeiro escritor a viver de literatura no país. Exímio retratista de tipos sociais, escreveu inúmeras obras, entre romances, contos, crônicas e peças teatrais, além de ter sido desenhista e caricaturista.
na obra O Cortiço, de Aluísio de Azevedo tais como: a pobreza, homossexualidade, o contraste entre a cultura do brasileiro e a do português imigrante, a escravidão. Abordaremos essas temáticas de modo a expor a visão crítica do autor sobre os problemas sociais da época em que vivia.