A brisa marítima geralmente ocorre entre o meio dia e o fim de tarde, horários nos quais a terra está mais aquecida (CARDOSO, 2009), enquanto que a brisa terrestre sopra entre a meia noite, e o início da manhã, período no qual a temperatura da água do mar está mais elevada do que a terra, devido ainda à diferença de ...
Ao cair da noite, há muitas vezes um período de calma durante o qual a temperatura em terra e no mar são iguais. De noite, como o oceano arrefece mais lentamente, a brisa sopra de terra, na direção oposta, mas é geralmente mais fraca porque a diferença de temperaturas é menor.
Como ocorre a brisa terrestre? A radiação emitida pelo Sol permite que ocorra um aumento na temperatura da água e da areia diariamente. ... Durante o dia, a areia se aquece mais rapidamente que a água, o que cria um ambiente de baixa pressão acima da plataforma continental.
A brisa marítima é um fenômeno diário, sopra do mar para a terra durante o dia e em sentido contrário à noite. Durante o dia a temperatura da terra se eleva mais rapidamente que a da água. Isso acontece porque o calor específico da água é maior que o da terra.
A brisa marítima é formada por ventos diurnos que sopram do mar para o continente. Ocorre devido à diferença de temperatura entre um e outro. ... “Como a pressão sobre o continente é mais elevada, os ventos se dirigem para o mar, que tem pressão mais baixa, formando a brisa terrestre”, acrescenta.
Ou seja, O lugar seria Fortaleza, e o período seria de noite, pois é quando a maré sobe e a brisa é mais intensa.
Resposta: O calor específico da água do mar é maior que o calor específico da areia, portanto demora mais para aumentar sua temperatura pela manhã. Porém, no fim da tarde, a areia perde temperatura mais rápido e o mar demora mais para perder a energia térmica que recebeu ao longo do dia.
Para se aquecer, a água precisa de mais energia solar do que a terra. Ambas recebem a mesma quantidade de energia, mas o mar aquece mais porque o solo é mau condutor e concentra o calor – enquanto a água é boa condutora e dispersa o calor para as profundezas.
Resposta. Pois o calor específico da água é maior. ... Já a areia, com o calor específico menor por ser porosa aquece mais rapido, mas libera o calor absorvido muito mais rápido do que a água.
A areia e a água do mar estão submetidas à mesma fonte de calor, o sol, mas a areia fica muito mais quente do que a água. ... Sendo assim, a capacidade térmica é uma grandeza que depende da quantidade de calor recebida e da variação de temperatura sofrida por um corpo.
Quanto maior é o calor específico de uma substância maior será a quantidade de energia necessária para que sua temperatura varie. Por exemplo, em um dia ensolarado na praia, percebemos que a areia está em uma temperatura superior à da água. Isso acontece porque o calor específico da água é muito maior que o da areia.
Sob a luz do sol, tanto a terra como a areia aquecem mais rápido que a água. Isso acontece porque o calor do sol não consegue se aprofundar na areia, ele fica só na superfície e por isso fica muito mais quente. Se você cavar na areia de uma praia no calor, vai descobrir que a areia de baixo é fria.
O calor específico é a quantidade de calor que deve ser fornecida para que 1 g de substância tenha a sua temperatura elevada em 1°C. Cada substância possui um determinado valor de calor específico, que é geralmente expresso em cal/g.
Que quantidade de calor é liberada por uma reação química que é capaz de elevar de 20 ºC para 28 ºC a temperatura de 2 Kg de água? ( Calor específico da água = 1 cal\g '' ºC).
0,030cal
Como a caloria não é a unidade de medida de calor oficial, devemos saber relacioná-la com a unidade Joule. Sabe-se que 1 caloria equivale a 4,1868 J.