Os coeficientes de dilatação superficial e volumétrico de um mesmo material homogêneo (feito de uma única substância) são, respectivamente, o dobro e o triplo do coeficiente de dilatação linear.
Os corpos quando são submetidos a uma variação de temperatura podem variar as suas dimensões, no caso dilatação superficial, é quando o corpo sofre um aumento da sua área. É aquela em que predomina a variação em duas dimensões, ou seja, a variação da área do corpo.
R= Dilatação Volumétrica é o aumento de um corpo submetido a aquecimento térmico que ocorre em três dimensões - altura, comprimento e largura. Quando aquecidos, os átomos que constituem os corpos se agitam, de modo que aumentam o espaço ocupado entre eles e, assim, os corpo se dilatam, ou incham.
Qual o coeficiente de dilatação volumétrica de uma barra metálica que experimenta um aumento de 0,2% em seu comprimento para uma variação de temperatura de 100•C? A) Y= 3,0.
Verificado por especialistas Podemos afirmar que, de certa maneira, o significado do coeficiente de dilatação linear α= 23*10-6°C-1 para uma barra de alumínio com 1 m de comprimento é que: --> a cada aumento de 1º C na temperatura, ocorre a dilatação de ΔL=23*10⁻⁶.