No processo penal, a alegação de insanidade mental é a defesa na qual alega-se que devido a questões relacionados à faculdade mental (doenças psiquiátricas ou deficiência mental), o réu não é responsável pelas suas ações. A isenção do indivíduo considerado insano de punição criminal data desde o Código de Hammurabi.
O diagnóstico de um transtorno mental é feito por profissionais especializados em saúde mental: psicólogos, psiquiatras ou psicanalistas. Dependendo da gravidade do caso, é necessário encaminhar o paciente para médicos especialistas em determinados tipos de transtorno, ou mesmo recorrer à internação.
Sanidade é a qualidade do estado de saúde de um ser vivo. Insanidade é a falta desta qualidade de bom funcionamento, e se usarmos a expressão "insanidade mental”, então estamos falando de falta de bom funcionamento da mente. Quase todas as pessoas querem saúde. Por que não todas, mas quase todas?
Para alguns, a questão mais importante é o diagnóstico de Arthur Fleck, o Coringa, sendo que uma doença que passa pelo imaginário das pessoas é a esquizofrenia, um dos principais motivos para isso é a presença de sintomas psicóticos (como pensamentos delirantes, alucinações auditivas, visuais ou táteis) e o fato de o ...