A principal função da epiderme é formar uma barreira protetora do corpo, protegendo contra danos externos e dificultando a saída de água (do organismo) e a entrada de substâncias e de micróbios no organismo. Na epiderme estão os melanócitos, as células que produzem melanina, o pigmento que dá cor à pele.
Ele se chama manto hidrolipídico, uma poderosa barreira protetora que mantém a pele naturalmente hidratada. Apesar do nome complicado, cuidar dele é superfácil.
Hoje vamos falar sobre o manto hidrolipídico. É uma camada superficial da nossa pele que a protege contra raios solares, evita perda de água e infecções e irritações, por isso devemos mantê-la sempre em dia. Lipídico=óleo (cerâmicas, ácidos graxos livres e colesterol).
ÓLEO DE OLIVA
Ambos os óleos, vegetal e essencial, são extraídos de diferentes partes de vegetais. Normalmente, os óleos vegetais são extraídos de sementes e frutos, enquanto os óleos essenciais são extraídos de caule, folhas, flores e até raízes.
Os óleos vegetais são gorduras extraídas das plantas, onde podem ser utilizadas uma ou mais partes, como semente, frutos, folhas, flores, etc.
Os óleos vegetais são gorduras extraídas das plantas. Apesar de outras partes, como raízes, galhos e folhas, poderem ser utilizadas na obtenção do óleo, a extração se dá quase que exclusivamente a partir das sementes.
ÓLEOS 100% VEGETAIS/NATURAIS São derivados de frutos, sementes e plantas, cria um filme protetor na pele, mas, por ter biodisponibilidade, penetra na pele. Aliás, ele não funciona só com uma camada na pele que hidrata, mas diferentes óleos (maracujá, semente de uva, jojoba, amêndoas…) tem funções distintas também.