-ada ada. Indica golpe, acção , tempo, quantidade, etc. (ex.: facada, estudantada, noitada, abada).
Ada: Significa “lugar de delícias” ou “o Senhor concedeu benefícios”, ou ainda “ornamento”, “beleza”. ... Pode ter vindo do germânico Eada, influenciado pelo hebraico Édhen, que significa “ligar de delícias”.
Por exemplo, limonada e laranjada seriam nominalizações em -ada derivadas de nomes de coisas comestíveis denotando derivados dessas coisas, também comestíveis; molecada e garotada seriam também derivados de nomes e refeririam (normalmente grandes) agrupamentos das entidades referidas pelos nomes de base.
Os sufixos que formam substantivos derivados de outros substantivos são: -ada: ação ou resultado de ação enérgica, coleção, golpe, marca feita com instrumento, produto alimentar, duração, porção - Exs.: freada, unhada, bolada, papelada, facada, goiabada, laranjada, noitada, temporada, invernada, colherada, pincelada.
Verificado por especialistas. a) O sentido do dito popular "Se a vida lhe oferecer um limão, faça uma limonada" é aproveite as oportunidades que a vida oferece.
Verificado por especialistas Portanto, o sentido desses sufixos é de atividade técnica, científica ou artística.
Resposta. Explicação: No particípio onde deve se relacionar ou com passado ou com tal ação q já tenha sido realizada.
Limoeiro , funileiro, jambeiro, bananeira, pedreiro, jornaleiro. Matemática, física, química, cibernética, gramática. a-> em que palavras do primeiro grupo o sufixo -ada tem o sentido de "resultado de ação"? b> Em que palavras do primeiro grupo o sufixo -ada tem o sentido de "coleção" ou "feito de"?
Tipos de Derivação
Indica grau, cargo, dignidade ou função (ex.: alto-comissariado; imamado).
TÓRIO, DOURO (forma substantivos de verbos): dormitório, laboratório, oratório, purgatório; ancoradouro, bebedouro, matadouro, sorvedouro. O sufixo erudito tório ainda forma adjetivos: divinatório, notório, satisfatório, transitório.
Cada sufixo traz um sentido diferente para as palavras. Exemplos: dentISTA (profissão); meninINHO (diminutivo)...
No sentido da sua frase “de boa”, se fosse colocado o sufixo -ismo, quer dizer que uma pessoa está muito tranquila. Esse termo é usado de forma informal, onde não existe nos dicionários e nem na norma culta padrão.
Significado de Matadouro substantivo masculino Abatedouro de gado para consumo público. Grande mortandade; carnificina, massacre.
O trabalho é composto por vários profissionais, entre eles, fazendeiros, marchantes, vaqueiros, veterinários e os magarefes, que trabalham para a carne chegar ao cliente final, o consumidor.
Os funcionários simplesmente vão até os animais e os insensibilizam (ou tentam) usando métodos como o aguilhão elétrico. Fazem isto repetidamente em diferentes animais de um mesmo grupo. Para fazer isso com eficácia, os funcionários do matadouro precisam se posicionar sobre o porco ou ovelha e segurá-lo.
"Está pronto para o abate em oito a nove meses, com 100kg de peso. Tem no máximo cinco quilos de gordura", explica o produtor. O suíno de granja chega ao abate com metade desse tempo, em 130 dias, mas custa, ao atingir os 100 kg, cerca de R$ 170,00, enquanto o porco verde alcança o custo máximo de R$ 50,00.
5 dicas para começar a fazer um abate humanitário de suínos
É prática generalizada os porquinhos serem cruelmente mutilados sem anestesia logo depois de nascerem. As caudas são amputadas e os dentes são cortados para minimizar os estragos que os porcos possam fazer uns aos outros.
Sonhar com porco morto mostra que você está alimentando sentimentos negativos sobre suas atitudes, tendo algo que não lhe agrada em sua vida. Procure mudar sua forma de ver as coisas e, se tiver algo que lhe incomoda, resolva de uma vez o problema.
Já se perguntou qual é o mamífero mais abatido para consumo no Brasil? Se pensou em porcos, você acertou. No país, são mortos pelo menos 5,33 mil suínos por hora, 128 mil por dia e 3,84 milhões por mês.
“Alguns animais são abatidos por sangria, asfixia prolongada ou até mesmo o início do processamento, como arrancar da pele e evisceração, enquanto ainda totalmente capazes de sentir.
Uma portinhola se abre e o animal cai desacordado numa espécie de esteira. Ele será içado pelas patas para ficar com o pescoço para baixo. Primeiro, um corte na pele do pescoço. Depois, é só esticar o braço e chegar à jugular: o boi está oficialmente morto.
Depois de serem transportadas por longas distâncias, as vacas são forçadas a entrar em um box de atordoamento. Dentro dessas câmaras, elas são baleadas na cabeça, um processo destinado a deixá-las inconscientes. Entretanto, muitas delas ainda estão conscientes quando têm suas gargantas cortadas.
Vacas morrem por intoxicação, confira motivo.
Seguindo com o exercício de comparação feito com os animais listados anteriormente, são 834 mil por dia, quase 35 mil por hora, 579 bovinos por minuto. Ah, e entre os ruminantes tem ainda os búfalos: 26,4 milhões mortos a cada ano. Vale também mencionar o desmatamento causado pelo gado.